Após cinco dias de pesquisa em cerca de seis mil domicílios de Petrolina, o 3ª Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) aponta 1,3% para infestação predial do mosquito, índice menor em 0,2% em relação ao resultado do 2ª ciclo realizado no mês de março.
“Começamos o ano com 1,8% e, hoje, estamos com 1,3% que ainda caracteriza médio risco para epidemia de dengue, mas felizmente a redução tem acontecido e neste levantamento nenhum bairro foi classificado como de alto risco. Agora, iremos redirecionar as ações de controle e combate para as áreas mais suscetíveis para proliferação dos criadouros”, destacou o gerente de Endemias Jailson Araujo.
Entre os bairros com médio risco para dengue e chikungunya estão o Dom Avelar, Terras do Sul, São Jorge, Jardim Petrópolis, São Gonçalo e outros que já recebem as ações de forma mais intensa; já os bairros como Centro, São José, Jardim Guararapes, Distrito Industrial estão baixo risco.
“Sabemos que 90% dos casos são encontrados dentro das casas, por isso sensibilizamos a população para os cuidados básicos para que não haja acúmulo de água em recipientes abertos. Parabenizamos os moradores da Areia Branca, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora e Dom Malan que registraram 0% para epidemia”, frisou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Até o dia 08 de maio, o município registrou 905 notificações de dengue com 386 casos confirmados. Em 2014, no período de janeiro a abril foram confirmados 296 casos.
Parabenizamos os moradores da Areia Branca, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora e Dom Malan que registraram 0% para epidemia”, frisou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Parabéns a todos.
As plantas NIM estão ajudando no controle do mosquito Aedes
Aegypti – Dengue.
Luiz Domingos de Carvalho
Morador do Bairro de Areia Branca
Comments are closed.