“Vamos transformar o Centro da Juventude no Compaz de Petrolina”, diz deputado Lucas Ramos

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) acompanhou, nesta quarta-feira (30), o secretário-executivo do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Nelson Holanda, em visita ao Centro da Juventude de Petrolina. O representante do Executivo Estadual iniciou o levantamento técnico do local onde será implantado o Centro Comunitário da Paz (Compaz), o primeiro fora da Região Metropolitana do Recife.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Lucas atua para que o município sertanejo seja contemplado com o Compaz. O deputado é o autor da Indicação Nº 8046/2017 ao Governo do Estado para que seja instalado em Petrolina um centro nos moldes dos implantados pela Prefeitura do Recife na capital. Também destinou R$ 80 mil, por meio de emenda parlamentar, para elaboração do projeto executivo necessário à construção do equipamento.

“O Compaz oferece oportunidades à população, aproximando o poder público do cidadão com a prestação de serviços e difusão da cultura de paz e não violência. O governador Paulo Câmara já manifestou disposição em interiorizar esse instrumento tão importante para as políticas educacionais, sociais e de combate à criminalidade”, afirmou o parlamentar. O secretário-executivo está empenhado em tornar o Compaz uma realidade no município sertanejo. “Daremos total atenção ao pleito do deputado Lucas Ramos e buscaremos contratar com celeridade a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo que viabilizará o Centro da Paz”, garantiu Nelson Holanda.

Criado em 1972, o Centro da Juventude atende atualmente moradores de 15 bairros petrolinenses com atividades de judô, hidroginástica, xadrez, tae kwon do, reforço escolar, recreação, pintura, oficinas para as mães, relaxamento e alongamento para idosos. O local inicia o atendimento ao público às 6h e encerra às 22h. “O espaço irá passar por uma profunda transformação que o deixará apto para que Petrolina receba um Compaz, o primeiro fora do Recife”, disse Lucas. “Entendemos que a prevenção é extremamente importante nesse processo de cultura da paz, e o melhor caminho é garantir mais oportunidade e promover a cidadania em Petrolina e na região do São Francisco”, finalizou.

Para a coordenadora do Centro, Socorro Siqueira, o local tem potencial para oferecer mais. “Também atendemos 480 alunos especiais, entre eles uma turma com 58 estudantes com deficiência auditiva. E podemos ampliar nossa atuação com a implantação de novos serviços”, relatou. O estudo para implantação do Compaz foi acompanhado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Areia Branca, Wata Lima.

Fechado para comentários

Veja também

MST deve sair do território da Embrapa em Petrolina (PE) nos próximos dias, afirma ministro Paulo Teixeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nest…