Vacinação contra gripe começa nesta segunda em Pernambuco

0

vacina

Cerca de 2 milhões de pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe em Pernambuco a partir desta segunda-feira (27). A campanha de imunização – que segue até o dia 22 de maio – tem como objetivo proteger o grupo prioritário, que tem mais chance de pegar o vírus da Influenza.

A vacina é responsável por reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e entre 39% e 75% a mortalidade global, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a vacina é eficiente contra três vírus da gripe: o vírus A – Califórnia, o A – Sul da Austrália e o B. Anualmente é realizada uma pesquisa para saber quais os com maior circulação no mundo para incluir na composição da vacina.
Fazem parte do grupo que receberão a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres grávidas ou que tiveram filho há menos de 45 dias, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da área de saúde, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de condições clínicas especiais (diabéticos, transplantados, obesos, doentes cardíacos, renais e hepáticos, entre outros), além de indígenas.
A vacina poderá ser encontrada em mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes em Pernambuco. No Recife, a população pode se dirigir a todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo Upinhas 24h e Dia), Unidades Básicas e Policlínicas da prefeitura da cidade, entre 8h e 17h, de segunda a sexta.
Técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde municipal vacinarão os acamados em casa (10% do público-alvo). A meta da capital pernambucana é vacinar mais de 341 mil pessoas.
No dia 9 de maio, será realizado o Dia D da campanha de vacinação em todo o Estado, quando serão disponibilizados postos volantes em centros comerciais, feiras livres, escolas, etc. (NE10).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Utilidade Pública: Jovem de Belém do São Francisco necessita de ajuda urgente para tratamento de saúde

Victória Hortência da S. Moraes, de 23 anos, é da cidade de Belém de São Francisco e tem u…