UPAE/IMIP de Petrolina lembra cuidados com a saúde do coração

No dia 14 de Agosto foi comemorado o Dia do Cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do sistema cardiovascular. A celebração da data tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a boa saúde do coração.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que quase 200 mil pessoas já morreram por causa de doenças cardiovasculares no Brasil, uma morte a cada 1 segundo e meio. Já as estimativas feitas pelo Ministério da Saúde avaliam que 30% das mortes no país são causadas pela doença.

E o problema ainda é mais grave entre as mulheres, pois o Brasil tem a maior taxa de mortalidade por cardiopatias nesse grupo dentro da América Latina. Mulheres na pós-menopausa e com histórico familiar de doenças cardíacas têm maior risco de sofrer um infarto. Para se ter uma ideia, após os 60 anos a morte por IAM é 5 vezes mais frequente na mulher do que a morte por câncer de colón de útero e de mamas juntos, tipos de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Portanto, mulheres e homens também (já que a prevenção é a mesma) devem seguir dicas simples, como: manter uma boa alimentação rica em frutas e verduras; praticar exercícios físicos sempre com orientação de um profissional; dormir em torno de 8 horas por noite; e claro, realizar consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo. Por volta dos 30 anos todo adulto tem que ser avaliado, pelo menos uma vez por um cardiologista.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…