Univasf firma parceria com Ecovale para realização de coleta seletiva

0

coleta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) assinou termo de cooperação técnica com a Organização Não Governamental (ONG) Ecovale do São Francisco, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Petrolina (Coomarca) e a Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer para a realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos campi da Universidade. Inicialmente, a coleta seletiva acontecerá nos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), e no Campus Juazeiro (BA) e posteriormente será estendida aos outros campi da instituição.

A iniciativa visa contribuir com as boas práticas de sustentabilidade socioambiental e ajustar os procedimentos da Univasf à legislação, que determina a coleta seletiva em órgãos públicos do governo federal. A Universidade já adquiriu coletores próprios para o depósito de materiais recicláveis, que foram encaminhados a todos os campi. “Mas estava faltando regularidade e destinação seletiva apropriada, que iniciará a partir de agora, com a institucionalização e regulamentação da coleta”, afirma o presidente da Comissão de Coleta Seletiva da Univasf, Paulo Ramos.

De acordo com ele, os materiais coletados diariamente serão depositados em contêineres cedidos pela Ecovale que serão instalados em locais estratégicos da Univasf. As cooperativas credenciadas recolherão estes rejeitos uma a duas vezes por semana ou de acordo com a demanda. Também haverá a realização de treinamentos e ações de sensibilização com servidores, funcionários terceirizados e estudantes da Univasf em relação à importância da separação e destinação adequada do lixo produzido na instituição. Os contêineres para recolhimento do lixo serão instalados nos próximos dias.

O trabalho da Ecovale é realizado em parceria com as cooperativas Coomarca e Renascer com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos catadores, segundo o coordenador do programa de coleta seletiva da ONG, Rosivaldo de Sousa. “Essa parceria com a Univasf vai trazer benefícios não só para a Universidade e o meio ambiente, como para a melhoria da renda dos catadores”, explica.

Coleta Solidária – Uma nova Comissão de Coleta Seletiva será instituída na Univasf e Ramos convida os servidores a compor o grupo. Os interessados em fazer parte desta nova comissão deverão enviar e-mail para coletaseletiva.univasf@gmail.com. Ele ressalta que a nova comissão irá elaborar, entre outros, o Plano de Trabalho para efetivação da coleta seletiva na Univasf e o regimento interno da comissão, que se chamará Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS). “Precisamos contar com a cooperação de todos para a efetivação da coleta em nossa instituição”, conclui.

A ação conta com o apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) da Univasf, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), que irá colaborar com a efetivação das atividades relacionadas à Coleta Seletiva. Mais informações estão disponíveis no site da Comissão. (Foto Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inscrições para o vestibular da Faculdade Soberana segue até amanhã (21) pelo site e até dia (24) na secretaria da Faculdade

Os estudantes interessados em cursar Odontologia na Soberana – Faculdade de Saúde de…