Transposição: 7 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pelas água do Velho Chico em 2018, garante Governo Federal

As obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão avançando. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reafirmou o compromisso do Governo Federal, nesta quarta-feira (24), após realizar reunião técnica com o presidente da empresa Emsa, Annibal Crosara. A construtora é responsável pela primeira etapa (1N) do Eixo Norte que, quando concluído, levará as águas do Velho Chico para mais de sete milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante a audiência, o presidente da construtora informou ao ministro que, atualmente, a Meta 1N do Eixo Norte está com 27 frentes de trabalho ao longo dos 140 quilômetros de extensão da etapa. São 1.790 profissionais atuando nesse trajeto com cerca de 500 equipamentos em operação. O presidente adiantou que em fevereiro o número de operário nos canteiros de obras vai subir 20% e atingir 2.148 trabalhadores.

A Meta 1N vai dar funcionalidade ao Eixo Norte ao captar a água do Rio São Francisco, no município pernambucano de Cabrobó, e conduzi-la até a cidade de Penaforte, no Ceará. De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas metas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Esses últimos trechos (2N e 3N) já estão praticamente finalizados, com 98% execução. Ao todo, o Eixo Norte do Projeto São Francisco está com 94,9% de avanço físico.

2 Comentários

  1. Laura

    25 de janeiro de 2018 em 12:05

    Estou vendo só o Rio secando e ninguém se pronunciando.
    Não estão vendo, que o Velho Chico não aguenta mais tanta transposições??

  2. Felipe

    26 de janeiro de 2018 em 08:14

    HELDER BARBALHO

    PARTIDO: PMDB
    Inquérito nº 4.449/2017 – STF –
    É INVESTIGADO NO INQUÉRITO Nº 4.449/2017, ONDE SEGUNDO O MINISTÉRIO PÚBLICO, TERIAM RELATADO OS DELATORES O PAGAMENTO DE VANTAGENS INDEVIDAS NÃO CONTABILIZADAS NO ÂMBITO DA CAMPANHA ELEITORAL DE HELDER BARBALHO AO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, ANO DE 2014. OS VALORES TERIAM SIDO SOLICITADOS PELO PRÓPRIO CANDIDATO, ALÉM DO SENADOR DA REPÚBLICA PAULO ROCHA E DO PREFEITO DE MARABÁ, JOÃO SALAME. NARRA-SE QUE TERIAM SIDO REPASSADOS R$ 1.500.000,0 (UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL REAIS), EM 3 (TRÊS) PARCELAS, BEM COMO QUE TAIS DOAÇÕES TERIAM SIDO IMPLEMENTADAS POR MEIO DO SETOR DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS DO GRUPO ODEBRECHT, SENDO O BENEFICIÁRIO IDENTIFICADO NO SISTEMA “DROUSYS” COM O APELIDO DE “CAVANHAQUE”. ESSES REPASSES FUNCIONARIAM COMO CONTRAPARTIDA A INTERESSES DO GRUPO ODEBRECHT NO ESTADO DO PARÁ, NOTADAMENTE NA ÁREA DE SANEAMENTO BÁSICO, ESPAÇO EM QUE A EMPRESA ALMEJAVA ATUAR COMO CONCESSIONÁRIA.

Veja também

Petrolina (PE): Desfile alegórico vai celebrar aniversário de 93 anos de Rajada

O distrito de Rajada já vive a expectativa das comemorações dos seus 93 anos de fundação d…