Terceira idade é tema da exposição “Uma nova fase, um novo olhar” em cartaz na Univasf

0

Exposição Univasf

Fotografias que abordam a beleza da terceira idade de forma poética, sorrisos e poses que revelam trajetórias de vida de pessoas que carregam consigo histórias, vivências e experiências, são registros feitos pelo fotógrafo Jason Ribeiro que compõem a exposição “Uma nova fase, um novo olhar”, produzidos a partir das atividades de um projeto de pesquisa do programa da Faculdade Aberta e Terceira Idade (FAT), da Universidade de Pernambuco(UPE). A exposição fica em cartaz até a próxima quarta-feira(06), no Hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro, em Petrolina, a mostra é aberta ao público e funciona das 8h às 18h.

Resultado do projeto de pesquisa da estudante de Pedagogia e prattcioner em Programação Neurolingusitica (PNL) Tatiana Campos em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), da Pró- Reitoria de Extensão da Univasf, a exposição traz fotografias que demostram a trajetória de cada participante no decorrer do projeto. São mais de 30 imagens, em tamanho 40cm x 60cm, que apresentam as mulheres nos momentos das aulas e das saídas ao parque e ao zoológico.

Segundo Tatiana, a proposta do projeto era trabalhar a partir da PNL a auto estima de cada participante de maneira que elas se olhassem de uma forma diferente e se sentissem melhores e mais úteis. “O foco era trabalhar e desenvolver a auto estima delas enquanto idosas. Por que nota-se por que as pessoas vão envelhecendo e perdendo estímulo por viverem numa sociedade onde se valoriza mais o novo. Assim, ao envelhecer vão perdendo o espaço na sociedade”, afirmou. As atividades se deram por meio de palestras, dinâmicas, passeios no Zoológico e no Parque Municipal, onde Tatiana procurou criar momentos de lazer e descontração.

A ideia da exposição, segundo Tatiana, é mostrar para cada uma das participantes as mudanças que o projeto proporcionou e como elas se sentem ao ver as fotografias produzidas durante as quatro etapas do projeto. “Pra viver bem é necessário que tenhamos a auto estima elevada, principalmente quando se está na terceira idade. A ideia de fechar o projeto com a exposição fotográfica é justamente para mostrar as pessoas que participaram do projeto como elas são bonitas”, concluiu.

A exposição é uma parceria do Projeto FAT da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da UPE, com o Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

População de rua brasileira deve ficar fora do Censo 2020 do IBGE

Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pess…