Solenidade marca inicio de parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Polícia Militar com o projeto “Escola Segura”

escola

Em solenidade na Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Paço Municipal, na sexta-feira, (31), a Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar firmaram parceria através do programa “Escola Segura”, que tem como objetivo fazer uma gestão conjunta das quadras poliesportiva pela companhia de policia e escolas municipais. Com isso a PM realizará visitas sistemáticas às unidades de ensino com dois veículos disponibilizados pela Secretaria de Educação e Esportes/Seduc.

Além do prefeito Isaac Carvalho e do Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, participaram do evento o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, os vereadores Anastácio Alves, Poliane Amorim e Sargento Bastos, secretários municipais e outras autoridades militares, a exemplo do Coronel Neves, Comandante do Policiamento da Região Norte.

Na ocasião foram entregues duas viaturas que farão as rondas exclusivas nas unidades de ensino. O Comandante Anselmo Brandão destacou que a parceria da PM com Juazeiro não se restringirá a esse programa. “Vamos fortalecer nossa atuação em todo o Estado e a região Norte não poderia ficar de fora. A ideia é avançar nos programas que visam combater a violência através da prevenção, onde a Polícia e os cidadãos serão parceiros. Não apenas por ser filho de Juazeiro, mas pela importância da cidade enquanto pólo de desenvolvimento, vamos unir forças junto à Prefeitura para oferecermos mais segurança à população”.

O prefeito Isaac lembrou que o Comando-Geral da PM já havia atendido uma reivindicação da Prefeitura há poucos meses, a instalação da Rondesp. “Temos recebido um grande apoio da Polícia Militar e esse programa vem para se somar às demais ações. No ‘Escola Segura’ haverá orientação para prevenção da violência, o que beneficiará os alunos e todas as comunidades próximas das escolas. Podemos dizer que esse programa irá difundir a cultura da paz”.

O gestor municipal lembrou ainda que a Prefeitura tem feito a sua parte na prevenção da violência ao priorizar a educação. “Juazeiro tem se destacado com um número recorde de criança na educação infantil, com uma grande quantidade de escolas ampliadas, reformadas e climatizadas, com remuneração diferenciada dos professores, inúmeros investimentos no esporte e tudo isso para que possamos potencializar o bem estar e a segurança de todos os juazeirenses”, elencou Isaac.

O Secretário de Educação, Clériston Andrade, explicou que a presença efetiva da PM nos espaços das quadras poliesportivas inibirá a depredação dos equipamentos. “Inauguramos 21 quadras poliesportivas cobertas e infelizmente algumas estavam sendo danificadas devido o vandalismo de uma minoria que não tem consciência da importância de zelar pelo patrimônio público. Agora a ronda escolar possibilitará o diálogo constante com as unidades de ensino e as comunidades para prevenir situações de violência”, ressaltou.

O “Escola Segura” também irá fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e o projeto “Movimente-se”, promovendo atividades físicas abertas à população, na Orla II.

Fechado para comentários

Veja também

Motoqueiro morre ao desviar de buraco e colidir em poste na BA-210, em Juazeiro (BA)

Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde desta segunda-feira (22), na BA-210, …