Serviço Social da UPAE de Petrolina leva informação aos pacientes e busca garantir direitos

UPAE

O setor de Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) tem como missão atender demandas relacionadas à cidadania, atuando em situações sociais que interferem no tratamento ou na alta médica. Os seis profissionais da área, que trabalham na Unidade, buscam oferecer informações sobre direitos e deveres, facilitar o acesso aos recursos da rede pública e notificar casos de abandono ou outras ocorrências aos órgãos responsáveis.

Realiza atividades socioeducativas, presta assistência às famílias dos usuários e acompanha pacientes no pré e pós-cirúrgico. No ano passado, por exemplo, foram registrados mais de 8 mil atendimentos. “Atuamos de forma ampla, sempre com o objetivo de garantir direitos. As demandas que surgem da urgência e emergência, geralmente, são da classificação de risco azul – indicados como de não urgência pela triagem. Nesse caso, encaminhamos o paciente à rede de atenção básica. No serviço 24 horas também acompanhamos os familiares do paciente da classificação de risco vermelha. No segmento cirúrgico fazemos o atendimento de todos os pacientes, passando informações, inclusive sobre documentação. Mas, a demanda também pode vir do setor ambulatorial e das atividades socioeducativas”, esclarece a Supervisora de Serviço Social, Nazaré Cunha.

Para resolver questões sociais relacionadas ao paciente ou à família, as profissionais trabalham em parceria com órgãos, secretarias municipais e conselhos, entre outros. “Temos um bom relacionamento com a rede de assistência social e isso nos possibilita que pessoas com direitos violados, como por exemplo, vítimas de violência doméstica ou sexual, sejam atendidas de imediato. Contamos com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros. O importante é que os usuários recebam atenção integral e continuada para que os direitos sejam efetivados. Só assim cumprimos a nossa missão”, pontua.

De acordo com Nazaré, nesse cenário também merecem destaque as atividades socioeducativas. “Buscamos seguir o calendário do Ministério da Saúde e sempre lembrar datas importantes, como novembro azul, outubro rosa, Dia Mundial da Saúde, entre outros. Nesses momentos levamos informação aos usuários e muitas vezes identificamos demandas sociais. O resultado é muito positivo dentro da Unidade de Saúde”, finaliza.

O setor de urgência e emergência da UPAE possui três Assistentes Sociais plantonistas e o atendimento especializado duas; além de uma supervisora que coordena as ações. O horário de atendimento segue o horário de funcionamento da Unidade de Saúde.

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