Senado devolve mandato a Aécio Neves que tinha sido suspenso pelo STF

0

Por 44 a 26 votos, o Senado Federal devolveu no início da noite desta terça-feira, 17, o mandato ao senador Aécio Neves (PSDB) que estava suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. Dos três senadores pernambucanos, dois votaram: Humberto Costa (PT) foi contra o retorno do tucano; já o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), foi favorável a volta de Aécio Neves ao mandato. O senador Armando Monteiro (PTB) não votou por estar fora do País.

Os senadores tiveram que decidir se Aécio retornava ou não, após o STF colocar no ‘colo’ dos senadores a decisão. O tucano havia sido suspenso pelo ministro relator da Operação Lava Jato, Edson Fachin. A votação ocorreu após a maioria dos ministros do STF decidir, na semana passada, que o tribunal não pode afastar parlamentares por meio de medidas cautelares sem o aval do Congresso Nacional.

No fim de setembro, a Primeira Turma da Corte havia decidido, por 3 votos a 2, afastar Aécio do exercício do mandato ao analisar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas dos executivos da J&F. (Com Folhape)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tem início nesta quarta-feira (22) II Bienal do Livro do Sertão em Salgueiro

A abertura da II Bienal do Livro do Sertão realizada, em Salgueiro, que teve início na man…