Seminário de Desenvolvimento Territorial acontece nesta terça (25), em Petrolina

petrolina

Refletir, debater estratégias e contribuir com a construção de projetos de desenvolvimento para as diversas regiões do Estado. É o que propõe o 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Territorial e Cooperação, realizado pelo Sebrae em Pernambuco.

Depois de Goiana, Garanhuns e Serra Talhada, amanhã (25) o Seminário acontece em Petrolina, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, reunindo representantes de oito municípios do Sertão do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Dormentes, Afrânio, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco).

O evento é liderado pela coordenadora de projetos do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), a socióloga Tânia Zapata, especialista em Desenvolvimento Humano. A ideia é construir redes colaborativas, com o olhar atento para a riqueza dos recursos e o empreendedorismo da população local, ajudando na construção de uma visão de continuidade de projetos estratégicos.

“O objetivo é fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento do nosso território, a partir do fortalecimento do capital humano. Queremos trazer não só os parceiros institucionais, mas também o setor produtivo, para que eles possam, em cima da apresentação da Tânia Zapata, apontar propostas de desenvolvimento do nosso território, e que possamos trabalhar essas propostas em 2016 e nos próximos anos”, destacou a gerente da Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, Edneide Libório.

São esperados para o evento gestores municipais eleitos, e os atuais, agentes de desenvolvimento, representantes do Ministério Público, instituições de ensino, empresários, órgãos de pesquisa e demais lideranças interessadas em discutir o desenvolvimento territorial.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Sebrae (http://loja.pe.sebrae.com.br/loja/) até hoje (24).

Programação: 

TERÇA-FEIRA (25)

13h30 – Abertura

14h às 15h – Palestra: Desenvolvimento Territorial e Cultura da Cooperação

15h às 16h30 – Debates e trabalhos em grupo: Identificação de forças propulsoras que podem induzir o desenvolvimento municipal/territorial sustentável, com base numa grande ampliação dos pequenos negócios e no protagonismo local

16h30 às 17h30 – Plenária de Apresentação das Conclusões dos Grupos

17h30 às 18h – Debate final, considerações finais e ações de continuidade para o fortalecimento do protagonismo local e das Redes de Cooperação Público Privadas

 

Fechado para comentários

Veja também

Trimestre de abril a junho são esperados mais de 187 mm de chuvas para o Sertão de Pernambuco

Segundo o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Agência Pernambucana de Águas e…