Secretaria de Saúde de Petrolina alerta sobre a importância do teste do pezinho

0

pezinho

No último sábado, dia 06, foi comemorado nacionalmente o teste do pezinho, exame capaz de diagnosticar algumas doenças para que sejam tratadas já nos primeiros meses de vida. A triagem neonatal é um dos exames essenciais para o bebê e, de acordo com o Ministério da Saúde, deve ser feita entre o 3º e 5º dia de vida.

Em Petrolina, o teste do pezinho é realizado nas unidades AME Roza Maria, no bairro Gercino Coelho, e na AME Isaac Cordeiro em Izacolândia, zona rural do município. “Os pais podem procurar a AME do Gercino Coelho de segunda a sexta-feira de 7h às 11h ou a AME de Izacolândia nas quartas e sextas-feiras de 8h às 10h. É preciso que levem a declaração de nascido vivo, certidão de nascimento ou o cartão de vacina da criança e o teste é gratuito”, explica a diretora de Atenção Básica Sátira Cavalcanti.

O exame laboratorial detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas como fenilcetonúria, hipertireoidismo congênito, doença falciforme, que podem causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Em todo estado de Pernambuco, todas as crianças nascidas tanto em hospitais público ou privado podem realizar o teste do pezinho na rede SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Setembro Amarelo: Salgueiro adere a campanha e realiza ações de prevenção ao suicídio

A cidade de Salgueiro adere a Campanha Setembro Amarelo e promove ações durante o mês de s…