Secretaria de Agricultura do Estado vai executar abastecimento de água na transposição do Rio São Francisco

mancha

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) ficará responsável pela implantação de Sistemas de Abastecimento de Água em comunidades com até 250 famílias no raio de até 5km no eixo Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco. A definição ocorreu na semana passada, em Brasília, durante reunião no Ministério da Integração Nacional, órgão responsável pelo andamento da obra.

Preocupado em dar celeridade ao processo, o secretário Nilton Mota visitou nesta terça-feira (12) as obras da transposição, no trecho entre Sertânia (PE) e Monteiro (PB). “O projeto é um desafio enriquecedor para a nossa região e, quando concluído, garantirá a segurança hídrica para a região, beneficiando milhares de pessoas” pontuou Mota.

Os recursos para implantação dos sistemas simplificados serão repassados através de convênio entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a SARA. O Ministério está elaborando os projetos executivos que apontam recursos estimados em R$ 60 milhões. “A execução desses sistemas é uma condicionante a emissão das licenças de operação do canal de transposição, além de beneficiar as populações que mais precisam de água para produção”, salientou Mota.

Monteiro (PB) – Ainda nesta terça-feira, 12, Nilton Mota esteve reunido com lideranças de Pernambuco e da Paraíba, no município de Monteiro. Participaram da reunião o secretário de Agricultura e Pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, o promotor de Justiça da Coordenadoria do Ministério Público da Região do Pajeú, Lucio Luiz, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de cooperativas rurais, além de mais de 300 produtores dos dois estados.

Em pauta a elaboração de um projeto de fortalecimento e integração da rede produtiva da caprinovinocultura entre os dois estados. Uma reunião entre as equipes técnicas das secretarias de Agricultura de PE e PB para elaboração do projeto será agendada nos próximos dias. Temas relacionados ao fortalecimento da assistência técnica e a comercialização da carne, do leite e seus derivados na Região do Pajeú e adjacências, também foram debatidos.

Fechado para comentários

Veja também

Saúde de Dormentes (PE) será destaque da 6ª Amostra Pernambuco Aqui Tem SUS

Dormentes será destaque na 6ª edição da ‘Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS’, que será realiza…