Secretaria de Agricultura do Estado vai executar abastecimento de água na transposição do Rio São Francisco

0

mancha

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) ficará responsável pela implantação de Sistemas de Abastecimento de Água em comunidades com até 250 famílias no raio de até 5km no eixo Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco. A definição ocorreu na semana passada, em Brasília, durante reunião no Ministério da Integração Nacional, órgão responsável pelo andamento da obra.

Preocupado em dar celeridade ao processo, o secretário Nilton Mota visitou nesta terça-feira (12) as obras da transposição, no trecho entre Sertânia (PE) e Monteiro (PB). “O projeto é um desafio enriquecedor para a nossa região e, quando concluído, garantirá a segurança hídrica para a região, beneficiando milhares de pessoas” pontuou Mota.

Os recursos para implantação dos sistemas simplificados serão repassados através de convênio entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a SARA. O Ministério está elaborando os projetos executivos que apontam recursos estimados em R$ 60 milhões. “A execução desses sistemas é uma condicionante a emissão das licenças de operação do canal de transposição, além de beneficiar as populações que mais precisam de água para produção”, salientou Mota.

Monteiro (PB) – Ainda nesta terça-feira, 12, Nilton Mota esteve reunido com lideranças de Pernambuco e da Paraíba, no município de Monteiro. Participaram da reunião o secretário de Agricultura e Pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, o promotor de Justiça da Coordenadoria do Ministério Público da Região do Pajeú, Lucio Luiz, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de cooperativas rurais, além de mais de 300 produtores dos dois estados.

Em pauta a elaboração de um projeto de fortalecimento e integração da rede produtiva da caprinovinocultura entre os dois estados. Uma reunião entre as equipes técnicas das secretarias de Agricultura de PE e PB para elaboração do projeto será agendada nos próximos dias. Temas relacionados ao fortalecimento da assistência técnica e a comercialização da carne, do leite e seus derivados na Região do Pajeú e adjacências, também foram debatidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasil assina Tratado para Proibição de Armas Nucleares

O Brasil assinou hoje (20) o Tratado para Proibição de Armas Nucleares. O presidente Miche…