Retificação da declaração do imposto de renda pode ser feita a partir de hoje

0

leao

Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem fazê-lo a partir desta segunda-feira (4). Quem não entregou a versão original do documento até a última quinta (30), quando o prazo foi encerrado, também poderá enviar as informações com atraso, mas, neste caso, pagará multa.

O contribuinte que não acertou as contas com o Fisco dentro do prazo será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gerará a guia para o pagamento da multa – que não vale para declarações retificadoras.

Neste ano, 27.895.994 pessoas enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dentro do prazo. O número equivale a um crescimento de 3,8% em relação ao ano passado e superou as estimativas do Fisco, que esperava receber 27,5 milhões de documentos este ano.

Por causa do tornado que atingiu o município, os contribuintes de Xanxerê (SC) não pagarão multa e tiveram o prazo de entrega prorrogado para 31 de julho. O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver enviado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido.

Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prefeitura de Curaçá é uma das oito que tiveram as contas rejeitadas pelo TCM BA por não cumprir a LRF

Na sessão desta quinta-feira (23), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas …