Relatório da Reforma Trabalhista é rejeitado em Comissão do Senado

Em sessão com clima conturbado, Comissão de Assuntos Sociais rejeitou, nesta terça-feira (20), por dez votos a nove, o relatório da reforma trabalhista, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). O resultado representa uma derrota para o governo Michel Temer, que vê na reforma um dos principais projetos para a retomada do crescimento econômico.

No lugar do parecer de Ferraço, a CAS aprovou um texto alternativo, do senador Paulo Paim (PT-RS), contrário ao que passou pela Câmara dos Deputados. Mesmo com a derrota do governo na CAS, o projeto segue normalmente para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e os três relatórios vão para o plenário.

Senadores governistas trabalhavam com a expectativa de que o texto pudesse ser aprovado por placar de 11 ou 12 a 8, conforme o quórum da votação, mas foram surpreendidos. Oposição comemorou a vitória.

Enviada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer (PMDB) no ano passado, o projeto estabelece pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados e recebeu muitas críticas pela inconstitucionalidade de alguns artigos e pela supressão de direitos adquiridos.

O texto já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na última terça-feira (13), o relator Ricardo Ferraço leu parecer favorável à aprovação da reforma. O tucano rejeitou todas as emendas que haviam sido apresentadas ao texto e manteve todo teor do projeto que foi aprovado pela Câmara.

Nesta terça, durante a 1h30 de debate, prevaleceram os discursos dos senadores da oposição. Entre os oradores, apenas o relator e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) defenderam o projeto. Todos os demais demonstraram posição contrária ao tema.

Há 75 destaques ao projeto da reforma trabalhista. Entre eles, há 23 do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), 18 de Paulo Paim (PT-RS) e 13 de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Há, ainda, duas emendas de bancada do PT e uma do PSB.

Fechado para comentários

Veja também

Quatro policiais militares em serviço morrem em acidente em Goiás

Quatro policiais militares morreram após um acidente de trânsito com um caminhão na BR-364…