PSB completa 70 anos com divergências internas

No mesmo mês que, coincidentemente, marcou o desaparecimento dos seus dois maiores líderes – Miguel Arraes e Eduardo Campos – o PSB completou, neste domingo (6), 70 anos de fundação. No entanto, depois de ter experimentado uma fase de crescimento e consolidação nas décadas recentes, exatamente sob o comando dos dois ex-governadores de Pernambuco, hoje a legenda sofre com a divisão interna e a falta de identidade de vários titulares de mandato com a ideologia partidária mas, sobretudo, sofre com a ausência de uma liderança forte, que aglutine a sigla e a conduza de forma unificada, como faziam Arraes e seu sucessor Eduardo.

Atualmente, mesmo com as divergências internas, o PSB se mantém entre os partidos de porte médio. Com 666 mil filiados em todo o país, tem a sexta maior bancada na Câmara, com 37 deputados federais, além de seis senadores e três governadores – Paulo Câmara (PE), Rodrigo Rollemberg (DF) e Ricardo Coutinho (PB). Com diretórios nos 27 Estados, os socialistas contam com 418 prefeitos, 387 vice-prefeitos, 63 deputados estaduais e 3,6 mil vereadores. A maior força, graças ao legado de Arraes e Eduardo, ainda se concentra em Pernambuco, onde o PSB tem 35,7 mil filiados, sete deputados federais, 13 deputados estaduais, 69 prefeitos e 41 vices, além de 355 vereadores eleitos em 2016.

Embora radicado em Brasília, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, é pernambucano. Assim como o vice-presidente nacional, Paulo Câmara, e o primeiro-secretário nacional, prefeito do Recife Geraldo Julio. Fiel à tradição dos embates internos no PSB, o bloco pernambucano está prestes a enfrentar uma dura briga, em outubro próximo, pelo comando da legenda. O cargo está na mira do grupo do vice-governador de São Paulo, Márcio França, defensor de uma aliança nacional com o PSDB do governador Geraldo Alckmin, a quem França planeja suceder no governo paulista em 2018.

Fechado para comentários

Veja também

Na Semana Santa procura por peixes movimenta Área Central de Petrolina (PE); confira os preços

A Semana Santa chegou e em Petrolina (PE), a população já começou a garantir o tradicional…