Programa de combate às moscas-das-frutas é lançado em Petrolina

mosca

Após lançamento em Brasília na última terça-feira (8), o Programa de Combate às Moscas-das-Frutas foi apresentado nesta quarta-feira (9) em Petrolina pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu.

Serão injetados R$ 128 milhões durante quatro anos voltado para técnicas de manejo da praga, agroquímicos formação e qualificação profissional.

Os deputados Odacy Amorim, Miguel Coelho e representantes da Associação Brasileira dos produtores e exportadores de frutas e derivados e membros de instituições e órgãos envolvidos no programa, além dos prefeitos Julio Lossio e Isaac Carvalho, respectivamente de Petrolina e Juazeiro, participaram do encontro e reforçaram a importância da fruticultura irrigada na região alegando que esse tipo de cultivo é quem movimenta parte da produção agrícola do país e exportam a manga, uva entre outros produtos.

mosca2Para a ministra, o programa trará benefícios não apenas para os produtores, mas também ao consumidor final. o “As moscas-das frutas não trazem doenças para os seres humanos, mas elas fazem com que a  fruta fique cara. Nós queremos que o consumidor e a dona de casa possam ir no supermercado e escolher a fruta que ela quer e não escolher pelo preço. E se nós combatermos às moscas-das-frutas, os produtores vão diminuir o prejuízo e  vão poder vender uma fruta mais  barata e poderão ainda vender para outros países, vamos acabar com essa praga”, destaca.

O laboratório da Biofábrica Moscamed, localizado em Juazeiro receberá um recurso de R$ 1.600 milhões para fabricar e produzir mais tecnologia para ajudar o produtor na execução das armadilhas e os machos esterelizados, combatendo assim a praga.

Fechado para comentários

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…