Programa de Aprendizagem Rural forma turmas no Vale do São Francisco

0

curso

Uma concorrida solenidade, marcou na manhã desta sexta-feira (17), em Petrolina, a formatura de 130 novos aprendizes do Programa de Aprendizagem Rural – uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego ( Lei 10.097/00), que objetiva a capacitação e preparação de jovens, entre 14 e 24 anos, para o mercado de trabalho.

Coordenado pelo Senar PE, com aulas ministradas na sede do Sindicato Rural de Petrolina e no Distrito de Vermelhos – município de Lagoa Grande, o programa apresentou um alto índice de aceitação, tanto pelos aprendizes como pelas 11 empresas agropecuárias envolvidas nesta fase.

O Programa é aplicado durante 800 horas, entre prática profissional e teórica, e dividido em três etapas: o núcleo básico, onde são trabalhadas as competências de formação geral do trabalhador; o módulo específico, com o estudo das competências técnicas da área e no terceiro módulo, os aprendizes têm a oportunidade de conviver, na prática, com as tarefas pertinentes à ocupação.

 De acordo com a coordenadora do Senar nacional, Fabiana Rezende, que veio ao Vale exclusivamente para participar da conclusão das turmas de Petrolina e Lagoa Grande, a maior satisfação da entidade qualificadora é com os resultados alcançados. “Somente para se ter uma ideia, de uma turma com 26 aprendizes, 17 já terminam o programa contratados pelas empresas envolvidas e com tudo que tem direito”, comemora Fabiana Rezende.

 Para o auditor fiscal e representante do Ministério do Trabalho e Emprego Luiz Felipe, que acompanha o Programa desde a sua implantação no Vale do São Francisco, a iniciativa vem mudando a realidade social da juventude rural contemplada. “A metodologia e encaminhamentos adotados pelo Senar PE, são extremamente produtivos e de boa aceitação, o que resulta em aprendizes bem preparados e com plenas condições para concorrer no mercado competitivo de trabalho regional”. (Clas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira as vagas de emprego disponíveis na agência do trabalho para essa quinta-feira (22)

Nesta quinta-feira (22), estão sendo oferecidas 63 vagas de emprego pela Agência do Trabal…