Profissionais do HDM/IMIP participam de palestra com Médica de São Paulo sobre doença de Gaucher

0

imip

Na manhã desta quinta-feira (23.04), os profissionais do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), participaram de uma palestra com a médica especialista em doenças genéticas raras, Elisa Sobreira, da Genzyme A Sanofi Company, de São Paulo (SP), para discutir o diagnóstico da doença de Gaucher, enfermidade rara caracterizada pelo um distúrbio genético recessivo que não tem cura.  O objetivo principal da reunião foi trazer informações sobre a patologia para os pediatras, alunos da faculdade de medicina e residentes da instituição, num projeto de Educação Médica Continuada.

 Durante a palestra foram abordados o diagnóstico da doença, o quadro clínico e a fisiopatologia, a partir da genética e terapias específicas, também foi mostrado o prognóstico bom, quando os sintomas são estudados e não é diagnosticada a doença de Gaucher.

 Segundo, a médica, a discussão no hospital é importante para preparar os médicos recém-formados e residentes a lidar com pacientes portadores da doença de Gaucher. “Os sintomas podem ser confundidos com outras patologias, por isso, é necessário trazer informações sobre a doença, pois, o médico tem que está preparado e atento a esses tipos de diagnóstico diferencial”, pontua.

“A cidade tem atualmente um paciente com a doença, diagnosticado aqui no HDM e faz o tratamento de terapia intensiva graça o conhecimento da pediatra que acompanha o caso. É importante que os médicos jovens conheçam os sintomas nos pacientes que eles atendem na sua prática diária para que possam trabalhar mediante o diagnostico diferencial”, frisa Elisa Sobreira.

 Para a residente em saúde da criança, Laís Caroline Farias, a palestra ampliou o conhecimento dos profissionais e melhora ainda mais o serviço prestado pelo hospital. “Eu achei importante o esclarecimento sobre a doença, bem como seu diagnostico e tratamento, para uma melhor assistência da equipe multiprofissional que atua no hospital”, descreve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Afrânio realiza dia ‘D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma das prioridades da secretaria de Saúde de Afrâni…