Professor da Facape dá dicas para quem ainda vai declarar o Imposto de Renda

0

José Alberto

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda (IR), cerca de 12 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão. Para ajudar essas pessoas na reta final, o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), José Alberto Gonçalves Moura (foto), preparou algumas orientações para não cair na malha fina.

Procurar um profissional da área contábil é o primeiro passo. De acordo com o professor, todas as dúvidas precisam ser esclarecidas antes de declarar o Imposto de Renda para que os contribuintes não cometam equívocos, o que pode gerar futuros problemas.

Outra recomendação do docente é que as pessoas não deixem de declarar o IR 2015, pois de acordo com a Receita Federal, se o contribuinte não realizar a declaração este ano pode pagar uma multa de R$ 165,74 e arcar com os juros, que serão contados a partir do dia 30 de abril, prazo final para quem vai declarar o IR. Segundo José Alberto, também é importante não omitir informações.

“A Receita Federal tem todos os dados prestados no sistema, o contribuinte não pode apresentar rendimentos diferentes dos que constam no sistema da receita”, orientou o professor.

Últimos dias

Nessa reta final, vale a pena lembrar que não é recomendável fazer a declaração nos últimos dias. “O sistema da Receita Federal pode apresentar falhas devido ao congestionamento, já que muitos brasileiros deixam para última hora, o que pode causar diversos transtornos”, destacou.

Todas as informações sobre a declaração do IR 2015 estão disponíveis no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pessoas a partir de 70 anos podem sacar cotas do PIS/Pasep a partir de hoje (19)

Pessoas a partir de 70 anos que tenham contribuído com o Programa de Integração Social (PI…