Prefeitura realiza projeto piloto de compostagem na feira da Areia Branca

0

compostagem 5

A Prefeitura de Petrolina juntamente com a organização não governamental Ecovale e CTR , por meio da secretaria de Infraestrutura, em parceria com os feirantes da cidade, coleta os resíduos orgânicos da feira livre da Areia Branca, destinando-os à compostagem. O composto orgânico produzido servirá para agricultores ampliarem a produção de alimentos saudáveis.

Para combater o desperdício de alimentos e tornar Petrolina cada vez mais sustentável no aspecto ambiental, a Secretaria de Infraestrutura realiza na feira da Areia Branca o projeto piloto de compostagem de frutas e verduras, que deixaram de ser encaminhadas para aterros sanitários e começam a virar adubo para o trabalho dos pequenos produtores rurais.

A iniciativa conta com a adesão dos feirantes, que descartam os resíduos orgânicos em caixas para a compostagem. O adubo é produzido em terreno cedido pela prefeitura e tem capacidade para comportar o material recolhido.
Os resíduos orgânicos representam grande parte dos resíduos recolhidos na cidade. Se esses resíduos não sofrerem essa intervenção, entram em decomposição anaeróbica, produzindo gás metano, que tem efeito estufa 20 vezes maior que o Co2.

Segundo o prefeito Julio Lossio, o adubo está sendo ansiosamente aguardado pelos agricultores de Petrolina, “ Esse adubo é fundamental para que os nossos agricultores consigam fazer uma produção mais sustentável e limpa, dispensando os agrotóxicos. Essa é uma ferramenta social, com resultados muito bons. Será uma economia enorme”, explica.

Além da preservação do meio ambiente, a compostagem representa uma redução significativa na limpeza das feiras, com a diminuição de lixo acumulado no chão, e expressivo corte de gastos. (Ascom).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Restando apenas detalhes de acabamento, obra da ponte da Avenida dos Tropeiros deve ser concluída na próxima quinta (23)

Está sendo concluído o serviço de manutenção da ponte da Avenida dos Tropeiros, na zona oe…