PIB de Pernambuco cresce mais que o dobro do nacional no 2º trimestre de 2018

0

A economia pernambucana continuou crescendo no segundo trimestre de 2018, mesmo com a greve dos caminhoneiros, que desacelerou as atividades do comércio e da indústria. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado e 0,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior, segundo a Agência Condepe/Fidem.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (10) e revelam que a economia pernambucana continua com um desempenho melhor que a brasileira. É, que neste mesmo período, o PIB do Brasil cresceu 1% e 0,2%, respectivamente.

Ainda segundo a Condepe/Fidem, o resultado pernambucano foi puxado sobretudo pelo desempenho da agropecuária, que cresceu 19,5% no trimestre devido à alta de lavouras temporárias como milho e mandioca. A indústria cresceu 5,4% por conta da indústria da transformação e da construção civil, que aumentou 0,3%. Já o setor de serviços variou 0,8%.

Ao contrário do que foi visto nos outros indicadores, o setor de serviços pernambucano teve um desempenho inferior ao nacional(1,2%). “Pernambuco é o centro de distribuição do Nordeste. Então, a greve dos caminhoneiros afetou bastante esse setor, já que os produtos deixaram de chegar aos seus destinos nesse período”, explicou o presidente da Condepe/Fidem, Gustavo Carneiro Leão.

Ele ainda disse que, mesmo assim, o Estado tem condições de continuar se recuperando com mais velocidade ao longo do ano. Por isso, enquanto o mercado financeiro projeta um PIB de 1% para o Brasil em 2018, a Condepe/Fidem espera que a economia pernambucana cresça em média 2,2% neste ano. No início do ano, antes da greve dos caminhoneiros, porém, essa projeção era de 3%. (Folha PE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasil tem cerca de 22,6 mil jovens privados de liberdade, diz CNJ

Uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que há, no Brasil, cerca de 22…