Petrolina terá novo projeto ligado a manejo orgânico de uvas

0

manejo

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, inicia o segundo projeto-piloto do município ligado a produção de suco de uvas, polpas e vinho. Desta vez os beneficiados são os agricultores familiares da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiar do Assentamento Mandacaru (AAFAN). De acordo com Weydson Miranda, coordenador técnico, o projeto segue as mesmas coordenadas da Ilha do Vinho, “a diferença para o outro é o manejo orgânico, mais a variedade é a mesma a uva, Izabel precoce”.

Assim como a Ilha do Vinho, o objetivo principal, além de garantir renda às famílias dos assentados é ressaltar o potencial turístico, cultural, gastronômico e econômico da localidade. De acordo com o prefeito Julio Lossio “esse é mais um programa da nossa gestão, que visa incrementar, e incentivar o agricultor familiar. Começamos com a Ilha do vinho e agora vamos investir no Assentamento Mandacaru, que recebeu o projeto com muito entusiasmo”, revelou o prefeito.

Seguindo o projeto original o secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, vai prestar consultoria as 12 familiais envolvidas e durante um ano, época que inicia a primeira colheita, uma vez por mês os envolvidos terão um dia de campo, com dicas praticas de como trabalhar no parreiral. “Está dentro do projeto, ensinar o manuseio. A orientação do prefeito Julio Lossio é fazer com que os produtores passem por esse processo de aprendizado e no futuro cuidem de suas propriedades e se estabilizem no negócio”, declarou.

A presidente da AAFAN, Eliane Martins expôs que os agricultores estão ansiosos com o início dos trabalhos. “ficamos felizes quando a equipe da prefeitura nos procurou e propôs o projeto para a associação. Vamos trabalhar com a uva e oferecer inicialmente as 12 famílias um meio de gerar renda sem a necessidade de deixar o assentamento”, explicou acrescentando que “todos estamos ansiosos para o dia da inauguração, oportunidade que agradeceremos pessoalmente o prefeito Julio Lossio, por ter lembrado da gente. Hoje foi o ponta pé inicial começamos a arar a terra e deixar tudo limpo para implantar o projeto que vai mudar nossas vidas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também