Petrolina participa do EncontroNacional do Congemas

0

congemaA capital Cearense – Fortaleza, recebe dos dias 28 a 30 de abril , no Centro de Eventos, o XVII Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa 10 anos de apoio e proteção à população. Após uma década, a assistência social segue como prioridade no governo federal, auxiliando a população com recursos e profissionais qualificados para garantir direitos, enfrentar a pobreza e proteger as pessoas mais vulneráveis.

O evento recebe cerca de três mil participantes e conta com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do presidente do Congemas, José Rodrigues Júnior, além de representantes de secretarias diversas do MDS, Governo do Estado, Prefeitura de Petrolina e demais cidades convidadas.

O tema central é “Implementação do SUAS na prática cotidiana da Gestão Pública”, ou seja, Sistema Unificado de Assistência Social. É desafio para governantes e, em especial, a União, provarem que há algo mais na área do que liberar Bolsa Família, mostrando todos os programas sociais que são desenvolvidos pelo Sistema único de Assistencia Social .

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, destaca que, em 2015, o objetivo é fortalecer o Suas. O grande desafio, afirma a secretária, é criar condições para que a assistência social seja vista como um direito da população e não como uma política assistencialista. “Nós ainda temos algumas adversidades, como uma cultura política muito conservadora de que a assistência social é uma ajuda. Vamos continuar investindo e apostando não só na política de benefício, mas na sustentação da política de assistência social”, explica.

Petrolina enviou sua comitiva com seis (06)participantes, que trarão novos conceitos para serem implementadas na cidade , haja visto que o município tem sido referencial para tantos outros em termos de assistência social. Petrolina está entre as cem (100) melhores cidades no País para se viver, segundo a revista EXAME , e isso reflete o trabalho do social que aqui é desenvolvido.

“Participar de um evento como esse, além de trazer novas idéias, esclarece ainda mais o nosso papel como gestor de uma pasta tão importante. É preciso que esse conhecimento e entendimento esteja pautado no cotidiano da cidadania do município”. Disse a secretária de Cidadania Célia Regina Carvalho.

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília – DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os 5.570 municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gonzaga Patriota é o mais novo cidadão de Belém do São Francisco

Nesta sexta-feira (15) a Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco concedeu o Título …