Petrolina implantará SAMU Regional 

0

samu

Na última semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina (SAMU – 192) recebeu o repasse de 490 mil pelo Ministério da Saúde para regionalização do serviço. Petrolina, sede da quarta Macrorregião do Estado, também será sede de SAMU Regional que regulará 25 municípios das VII, VIII, IX Regionais de Saúde de Pernambuco.

A frota de ambulâncias aumentará, totalizando 02 Unidade de Suporte avançado (USA) e 5 Unidade de Suporte Básico (USB), em Petrolina, e para os demais municípios, que ainda não possuem serviço do SAMU, serão enviados 24 USB e 7 USA. “Com a regionalização do SAMU teremos uma única Central de Regulação aqui em Petrolina onde as chamadas para o 192 dentro de toda a região serão direcionadas à nossa central e o médico regulador destinará o veículo apropriado para aquela urgência visando sempre o menor tempo resposta”, explica o coordenador do SAMU Petrolina Tiago Acioli.

O recurso enviado será destinado para reforma e adequação da sede do serviço já existente, aquisição de equipamentos de tecnologia, mobília e materiais. “À pedido do prefeito Julio Lossio estamos agilizando o processo licitatório para que o mais breve possível o SAMU Regional seja uma realidade. A regionalização dará assistência móvel de urgência e emergência a municípios que ainda não tem este serviço no Vale do São Francisco, ampliando o acesso das pessoas ao serviços da rede”, pontua a secretária de Saúde Lucia Giesta.

A Rede de Atenção às Urgências e Emergência (RUE) também é uma prioridade da gestão, por isso tem investido no serviço pré-hospitalar do SAMU com a regionalização, renovação da frota, desenvolvimento de atividades de Educação Permanente entre outras estratégias. “Outro ponto que mostra o compromisso em ampliar e reestruturar a RUE é a construção da UPA 24h, que contribuirá muito com o serviço hospitalar no município”, acrescenta Lucia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Três pessoas ficam feridas em acidente automobilístico na ponte Presidente Dutra

Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 3h, um acidente automobilístico deixou…