Petrolina e Juazeiro aparecem entre as 50 cidades que mais criaram empregos no 1º semestre

No primeiro semestre deste ano foram criadas mais de 67,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Desde 2014, o Brasil não gozava de resultados positivos para o período. No acumulado do ano passado, o país eliminou mais de 1,3 milhão postos de trabalho – o segundo pior ano de toda a série história do Caged, que tem início em 2002. O pior resultado foi em 2015, quando 1,54 milhão de brasileiros perderam seus empregos.

Apesar do resultado modesto, a retomada do mercado de trabalho só foi possível devido ao destaque de algumas cidades. Juazeiro por exemplo, aparece em 9º lugar no ranking divulgado pelo site Exame . O setor que mais gerou empregos na cidade foi o da indústria. Foram 1.928 vagas de janeiro a junho desse ano.

Em Petrolina, foram 1.848 empregos gerados na área da agropecuária nos primeiros seis meses de 2017. O município ocupa a 40ª posição, sendo a única cidade de Pernambuco que aparece na pesquisa.

A liderança é impulsionada principalmente pela indústria calçadista, responsável por 36,1% da produção estadual de calçados – principal fonte da economia da cidade. Com 4.646 vagas abertas, o setor de indústria de transformação foi o que mais contratou no primeiro semestre. O comércio, por sua vez, registrou o pior resultado no período, com a demissão de 108 trabalhadores com carteira assinada.

 

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…