Petrolina é destaque na Conferência Mapa Educação em Brasília

projeto

No último dia 29 de agosto, mais de 40 jovens estiveram reunidos na Conferência Mapa Educação, que aconteceu em Brasília, no Distrito Federal. Os jovens apresentaram projetos e ideias sobre a educação no Brasil.

Petrolina se destacou na Conferencia com o programa “Pedagogia na Rua- Reconstruindo o espaço da Rua”. O projeto tem como objetivo reconstituir o espaço das ruas para a população em situação de Rua , através de métodos pedagógicos por meio de oficinas,teatro,cinema,literatura na rua, utilizando a linguagem e a prática voltada à pedagogia social, com o intuito da socialização e da formação cidadã. O projeto piloto é audacioso e tem metas de alcançar a redução de danos provocados por situações violadoras de direitos e construir novos projetos de vida.

O projeto foi criado pelas Pedagogas Aline Teles, Educadora no Centro POP de Petrolina e por Viviane Costa Santos. As pedagogas inscreveram o projeto, que concorreu em nível nacional contra 169, dos quais 100 deles foram selecionados. O destaque do projeto se deu pela preocupação com os que vivem em situação de Rua ,e que vivem à margem da educação e cultura e demais benefícios sociais.

“O reconhecimento, e principalmente a troca de experiência, faz que entendamos a importância de levar educação para quem vive em situação de Rua. Executar esse projeto em Petrolina, concretiza e coroa o esforço da minha pesquisa, que estava no papel e agora vai ganhar vida “, disse a pedagoga Aline Teles.

Para Viviane Costa Santos, também Pedagoga, a produtividade e a interação na construção do projeto foram as chaves do sucesso no destaque nacional.” Tudo isso que está acontecendo é para nós como um prêmio por nosso trabalho.Meus olhos brilham e cresce a vontade de executar o quantos antes esse trabalho no município.” Disse.

A Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Cidadania, é a parceira principal para o desenvolvimento do projeto no município. A execução do Projeto tem prazo para começar em setembro de 2015 com duração de um ano.

Durante a realização da conferência, os projetos selecionados foram expostos em formato de pôster, além de uma apresentação oral de cada autor. Na ocasião, diferentes personagens da educação estiveram presentes recomendando os jovens para o aperfeiçoamento de suas ideias e projetos educacionais.

Fechado para comentários

Veja também

Exército Brasileiro abre 197 vagas para nível superior, há 152 oportunidades para médicos

A Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) lançou os editais do Concur…