Pernambuco confirma quatro casos de zika vírus; mortes por dengue chegam a 11

0

dengue

Pernambuco confirmou os quatro primeiros casos do zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypt, mesmo mosquito da dengue, nesta segunda-feira (22). De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), as confirmações foram todas em cidades do Grande Recife, sendo uma mulher em Jaboatão dos Guararapes, dois homens em Olinda e uma criança na capital pernambucana. O balanço também aponta aumento no número de casos de dengue, com 65.085 notificações, sendo 19.085 confirmações e 11 mortes.

Os casos do zika vírus foram confirmados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência localizado em Belém. Pernambuco encaminhou 11 exames, e os outros sete foram descartados. As notificações no estado ocorreram na primeira quinzena do mês de março. Os pacientes tiveram manchas vermelhas pelo corpo, febre, coceira e dor nos olhos, articulações e no corpo, sintomas também característicos dos casos de dengue. No momento, outras 36 amostras clínicas de pacientes pernambucanos estão em análise no laboratório do IEC.

O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue. Por isso, os cuidados com água parada devem ser redobrados. Geralmente, a doença não apresenta complicações graves e não há registro de mortes, com taxa de hospitalização baixa. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos casos das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas. No Brasil, há casos nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e, agora, Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Nossa expectativa é fazer mais com amor, com dignidade, com respeito ao cidadão”, diz prefeito de Petrolina, Miguel Coelho

Pra mostrar que não quer apenas festas para Petrolina, o prefeito Miguel Coelho bateu papo…