Palestra sobre técnicas de poda de árvores é realizada na AMMA

0

poda

Durante a manhã desta terça, técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) estiveram reunidos com alguns podadores que trabalham na secretaria de Infraestrutura. O objetivo do encontro foi o de possibilitar a troca de informações que possam melhorar o serviço de poda de árvores na cidade. A reunião aconteceu na sede do órgão ambiental, no centro de Petrolina.

Aspectos gerais como a importância da poda, técnicas corretas de manuseio, equipamentos que devem ser utilizados, dentre outros, foram discutidos entre os participantes. “Esse tipo de técnica é importante no sentido de retirar da árvore, ramos ou galhos que não servirão mais ou que atrapalham o desenvolvimento. É uma maneira de estimular o desenvolvimento da árvore. Aproveitamos a ocasião para enfatizarmos também que é importante saber utilizar o material adequado, além de esterilizar os instrumentos, para evitar que uma doença que tenha numa árvore, por exemplo, espalhe-se para outra”, enfatiza o agrônomo e membro da Comissão Técnica de Avaliação Ambiental da AMMA, João Bosco Nascimento.

Vale salientar que, para que uma árvore seja eliminada ou receba serviços de poda, tem que haver uma autorização do órgão ambiental do município. Essa determinação está expressa na Lei 1838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores dos logradouros públicos da cidade e seus povoados. Quem desrespeitar as prerrogativas pontuadas em lei, comete crime ambiental previsto no artigo 49 da Lei Federal 9605/07. A pena inclui detenção ou multa.

“Nossa proposta é sempre oferecer o melhor serviço no que diz respeito à arborização da cidade. E isso, evidentemente, engloba todo o processo: desde a distribuição de mudas, plantio e a manutenção da planta. Esse intercâmbio de informações é imprescindível para que obtenhamos êxito em nosso intento”, destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também