Orla Nossa: extravasamentos de esgotos estão sendo investigados pela AMMA na Orla de Petrolina

0

Quem passou pela Orla I de Petrolina nos últimos dias, pode perceber que as equipes da prefeitura estão dando sequência a mais uma etapa do Projeto ‘Orla Nossa’. Desde 2017, a gestão municipal vem desenvolvendo diversas ações das obras de revitalização do trecho urbano do Rio São Francisco.

Nessa etapa, o Projeto ‘Orla Nossa’ está intensificando a fiscalização nos pontos de despejo de esgoto in natura. Técnicos observaram nas últimas semanas, em um trecho da Orla I, o extravasamento de ligações clandestinas de esgoto que tinham como destino o São Francisco. As equipes da prefeitura, através da Agência Municipal do Meio (AMMA), estão investigando a origem desse esgoto, para assim, autuar os responsáveis.

Paralelo a essa ação, as equipes estão removendo as plantas aquáticas (baronesas) que se desprenderam da Orla III e estão acumuladas na Orla I. “Nesse momento, estamos promovendo uma manutenção do ‘Orla Nossa’. A proposta é manter a circulação da água para garantir a navegabilidade e uso pessoal. Logo em seguida retomaremos o processo de oxigenação da água. Não podemos esquecer que essa situação é resultado de anos de descaso com o Velho Chico”, afirma o Diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda.

As ações do ‘Orla Nossa’ já removeram mais de 3.500 toneladas de sedimentos das águas do Rio São Francisco e aumentou mais 500% a oxigenação da água. As baronesas retiradas passarão pelo processo de compostagem, transformando-se em adubo.  O projeto é resultado da parceria entre a AMMA, Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

FAB transporta 30 venezuelanos para Pernambuco

A Força Aérea Brasileira transportou, na última terça-feira (18), um grupo de 30 venezuela…