Operação Proclamação da República: sete pessoas foram detidas e mais de mil foram autuadas

Entre a quarta-feira (14) e o domingo (18), foram registrados 61 acidentes nas rodovias federais do estado, com 59 feridos e cinco mortes. No ano passado o ferido caiu em uma quarta-feira e não houve operação específica.

O acidente mais grave ocorreu na quinta-feira (15) no início da noite, na BR 101, no Cabo de Santo Agostinho. O motorista de um carro de passeio colidiu em um animal, perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária, colidindo de frente com um caminhão que fazia o transporte de abacaxis. Havia 4 pessoas no veículo de passeio, três conseguiram sair com ferimentos leves, porém o passageiro da frente ficou preso nas ferragens e morreu carbonizado, após um incêndio no veículo. O motorista do caminhão saiu ileso e prestou auxílio as vítimas.

Em cinco dias de operação foram fiscalizadas 2.848 pessoas e 2.419 veículos, sendo emitidas 1.053 autuações por diversas irregularidades. Destacam-se 77 autuações pelo não uso do cinto de segurança, 118 por ultrapassagens em local proibido, 16 pela falta do capacete e oito pela ausência da cadeirinha para crianças. Além disso, foram registradas 569 imagens de veículos com excesso de velocidade.

No combate à alcoolemia foram realizados 1.091 testes com o bafômetro, que resultaram em  36 autuações e uma prisão de motorista sob efeito de álcool. Quando o índice verificado no bafômetro é igual ou superior a 0,34 mg/l, além da multa e suspensão do direito de dirigir, o motorista é conduzido à delegacia de Polícia Civil.

As ações educativas alcançaram 214 pessoas, através de abordagens para conscientização de motoristas visando a redução na violência do trânsito. Durante a operação, foram recolhidos 123 veículos, 76 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 31 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Para evitar acidentes, foram recolhidos 6 animais que estavam soltos nas rodovias  e prestados  auxílios a 45 motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima.

No enfrentamento a criminalidade, a operação contou com o apoio dos grupos especializados, reforçando a fiscalização com o apoio do Motopoliciamento e com o Núcleo de Operações Especiais, sendo presas sete pessoas por porte ilegal de arma, adulteração de veículo automotor, por dirigir sem possuir a CNH, alcoolemia e por porte de substância entorpecente

Fechado para comentários

Veja também

Funcionário tem cabeça decepada em ataque dentro de hospital de Fortaleza (CE)

Um funcionário do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, Ceará, foi mor…