Operação Proclamação da República: sete pessoas foram detidas e mais de mil foram autuadas

0

Entre a quarta-feira (14) e o domingo (18), foram registrados 61 acidentes nas rodovias federais do estado, com 59 feridos e cinco mortes. No ano passado o ferido caiu em uma quarta-feira e não houve operação específica.

O acidente mais grave ocorreu na quinta-feira (15) no início da noite, na BR 101, no Cabo de Santo Agostinho. O motorista de um carro de passeio colidiu em um animal, perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária, colidindo de frente com um caminhão que fazia o transporte de abacaxis. Havia 4 pessoas no veículo de passeio, três conseguiram sair com ferimentos leves, porém o passageiro da frente ficou preso nas ferragens e morreu carbonizado, após um incêndio no veículo. O motorista do caminhão saiu ileso e prestou auxílio as vítimas.

Em cinco dias de operação foram fiscalizadas 2.848 pessoas e 2.419 veículos, sendo emitidas 1.053 autuações por diversas irregularidades. Destacam-se 77 autuações pelo não uso do cinto de segurança, 118 por ultrapassagens em local proibido, 16 pela falta do capacete e oito pela ausência da cadeirinha para crianças. Além disso, foram registradas 569 imagens de veículos com excesso de velocidade.

No combate à alcoolemia foram realizados 1.091 testes com o bafômetro, que resultaram em  36 autuações e uma prisão de motorista sob efeito de álcool. Quando o índice verificado no bafômetro é igual ou superior a 0,34 mg/l, além da multa e suspensão do direito de dirigir, o motorista é conduzido à delegacia de Polícia Civil.

As ações educativas alcançaram 214 pessoas, através de abordagens para conscientização de motoristas visando a redução na violência do trânsito. Durante a operação, foram recolhidos 123 veículos, 76 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 31 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Para evitar acidentes, foram recolhidos 6 animais que estavam soltos nas rodovias  e prestados  auxílios a 45 motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima.

No enfrentamento a criminalidade, a operação contou com o apoio dos grupos especializados, reforçando a fiscalização com o apoio do Motopoliciamento e com o Núcleo de Operações Especiais, sendo presas sete pessoas por porte ilegal de arma, adulteração de veículo automotor, por dirigir sem possuir a CNH, alcoolemia e por porte de substância entorpecente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

PF faz buscas em endereços de Kassab, investigado após delação da JBS

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (19), oito mandados de busca e apree…