Odacy afirma que mudança no financiamento de campanha é o ponto principal da reforma política

0

odacy

Durante a audiência pública que debateu na sexta-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores de Petrolina, a proposta de reforma política que tramita no Congresso Nacional, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, frisou que a mudança no financiamento de campanha é o principal ponto do projeto. Odacy torce que se definam os critérios do financiamento de campanhas, sem subterfúgios e que sejam definições realizadas com bastante clareza.

“O modelo atual de financiamento de campanas é a porta de entrada da corrupção na política, por isso é preciso que se defina essa questão. Definir limites de empresas financiar campanha, se não houver o consenso no financiamento público e colocar critérios na doação de empresas. Deve se ter é clareza nas definições, que sejam mais diretas, sem subterfúgios”, ressaltou o parlamentar que acompanha seu partido e defende o financiamento púbico das campanhas políticas dentro das discussões sobre as mudanças no sistema politico brasileiro.

Outra preocupação de Odacy diz respeito à questão do voto distrital. Ele lembrou que foi vereador durante muito tempo de distrito e que Petrolina é uma cidade que sempre elegeu deputados na visão distrital. Segundo ele, parlamentares da cidade são eleitos para representar os petrolinenses nos parlamentos estadual e federal.

“É uma discussão importante para ser feita. Tenho uma simpatia pelo voto distrital, mas essa é uma coisa para ser discutida, inclusive coloquei isso no debate que participei na Assembleia Legislativa. Dizem que difícil é se fazer o simples e acho que essa reforma política está se tornando difícil, mas é simples de fazer é só querer. Acredito no potencial do deputado federal Tadeu Alencar em articular essa discussão”, declarou o deputado Odacy Amorim.

O deputado federal Tadeu Alencar, do PSB, é titular da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa e irá propor a reforma política no País. Ele conduziu a audiência pública que foi proposta pelos vereadores petrolinenses, Alvoralnde Cruz, PRTB e Maria Elena Alencar, PSB a quem Odacy fez questão de parabenizar por trazer a discussão a maior cidade do sertão e importante colégio eleitoral de Pernambuco.

“Sinto a alegria em participar desse debate e reitero meus parabéns aos vereadores Alvoralnde Cruz e Maria Elena bem como ao deputado Tadeu Alencar, por se fazer presente e trazer esse debate num momento necessário”, assinalou Odacy.

Outros agentes políticos de Petrolina como o colega de Odacy de Assembleia Legislativa, deputado Miguel Coelho, PSB, bem como os deputados federais também socialistas, Fernando Filho e Gonzaga Patriota, prestigiaram o debate. A justiça eleitoral da cidade e o Ministério Público também se fizeram representados, além da OAB em Petrolina e dos prefeitos Julio Lóssio, PMDB, de Petrolina e Isaac Carvalho, de Juazeiro-BA. Políticos de cidades pernambucanas e baianas vizinhas à Petrolina, também compareceram à audiência pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prefeito de Salgueiro reafirma apoio ao senador Fernando Bezerra nas próximas eleições

O prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB) declara mais uma vez seu alinhamento polít…