‘O Cruzeiro’ é retirado da Praça do Galo em Petrolina

Símbolo religioso de Petrolina, o monumento ‘O Cruzeiro’ será o primeiro a receber um trabalho de restauração que vai contemplar diversos patrimônios culturais espalhados por diferentes pontos da cidade.

Os trabalhos já começaram na manhã desta quarta-feira (02) quando equipes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes acompanharam a retirada do monumento que foi encaminhado à Casa do Artesão onde o trabalho de restauro será feito pelas mãos do artesão, Cícero Rodrigues.

Segundo a gestora da pasta, Maria Elena de Alencar, o projeto tem como principal objetivo a manutenção de algumas obras que se encontram deterioradas. “Logo no início do ano, nossa equipe foi a campo, fez um levantamento da situação dos principais monumentos da cidade e agora vamos dar seguimento ao trabalho de execução com ações concretas para revitalizar estes símbolos que fazem parte da nossa cultura popular”, disse a secretária.

De acordo com o diretor de turismo, Marcus Pamponet, as obras não têm previsão de entrega, mas a expectativa é que, nesta primeira etapa, cinco monumentos recebam os trabalhos de revitalização. “Estas melhorias são uma demanda constante. Ouvimos turistas e munícipes e entendemos que o respeito ao artista e à cidade são prioridades nesse tratamento”, destacou.

Monumento – Erguido em frente à Igreja Matriz de Petrolina em 1901, o monumento ‘O Cruzeiro’ foi transferido em 1969 para a Praça Pio XII, conhecida como Praça do Galo, durante a gestão do então prefeito Simão Amorim Durando.

1 Comentário

  1. ODILIO

    3 de agosto de 2017 em 09:29

    BELA INICIATIVA, SÓ ESPERO QUE NÃO VIRE UM NOVO BODE!

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …