Movimentos sociais de municípios realizam ato contra a terceirização

0

levante

Trabalhadoras e trabalhadores de todo país em alguns municípios estão com suas atividades paradas nesta sexta, 29 na Paralisação Nacional contra a Terceirização, as Medidas Provisórios 664 e 665 e o Ajuste Fiscal, e em Defesa dos Direitos e da Democracia. Foi uma decisão em conjunto das organizações sindicais de todo Brasil e dos movimentos sociais, como o MST, MAB e Levante Popular da Juventude. Em Juazeiro, a concentração está acontecendo na Praça do Jacaré.

Marta Rodrigues , do Movimento de Atingidos por Barragens, afirma que “a precarização do trabalho, promovida pelo projeto de lei, afeta diretamente a vida dos trabalhadores do campo, que atualmente já passam por dificuldades em relação a condições de trabalho análogas a trabalho escravo. Além disso há maior risco de acidentes de trabalho e menos acesso á demais direitos trabalhistas.”.

As medidas provisórias 664 e 665, que restringem acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e pensão por morte também são pautas dos movimentos, já que contribuem para a precarização do trabalho. Já o PL 4330/2004, que agora aguarda a votação do Senado, promove a precarização nas relações de trabalho: possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas e reduz a arrecadação de imposto de renda do executivo federal, entre outras medidas.

As organizações ressaltam que a mobilização do dia 29 pode ser considerada também uma “etapa de preparação” para uma greve geral no país, a exemplo das recentes mobilizações das universidades federais. No dia 29 de maio vão parar as escolas, o transporte público, as fábricas, as universidades, e os bancos para derrotar o ajuste fiscal e a terceirização.

Coletivo de comunicação do Levante Popular da juventude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Aqui Cada Leitor Vira um Repórter”: “Parece um lixão!”, diz leitor sobre Cemitério Campo da Paz em Petrolina

Sacolas plásticas, embalagens de garrafas descartáveis, restos de velas, folhas, galhos de…