Ministério da Saúde nega incluir no SUS único medicamento para atrofia muscular espinhal

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), do Ministério da Saúde, rejeitou a recomendação inicial para incorporar o Spinraza® (nusinersena) na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS. Esta medicação é a única disponível no mundo para tratar a atrofia muscular espinhal (AME).

Para Fátima Braga, da Associação Brasileira de Atrofia Muscular Espinhal (Abrame), a recomendação inicial da Conitec é desanimadora. “Estamos acompanhando o desenvolvimento desse medicamento há anos. Fizemos uma grande pressão sobre a companhia e o governo para que ele fosse registrado e precificado o mais rápido possível, e conseguimos isso em tempo recorde. Agora, temos que nos mobilizar para mostrar, na consulta pública, o quão transformador essa inclusão pode ser na vida dos pacientes”, avalia.

Médicos, pacientes, familiares e demais interessados podem opinar sobre esta decisão até o dia 17 de setembro, por meio da Consulta Pública nº45 está disponível no próprio site da Conitec.

Fechado para comentários

Veja também

Quarenta casos de morte por dengue foram registradas até quinta-feira (18) na Bahia; Juazeiro (BA) na lista

Quarenta casos de morte por dengue foram registradas até esta quinta-feira (18) na Bahia. …