Médicos da UPA e HDM alertam sobre acidentes com queimaduras durante o São João

0

fogueiraReferente aos cuidados com a saúde durante o São João, comemorado durante esta semana, 24 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan, geridos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), alertam a comunidade sobre formas de prevenção e o que se deve fazer em casos de queimaduras provenientes dos fogos de artifício e fogueiras. Uma das principais causas de queimaduras é a falta de atenção com as noções básicas de segurança às situações de risco.

Segundo o médico da UPA, Igor Novais, durante os festejos juninos a incidência de queimaduras aumentam nas emergências, “Em acidentes, realizamos o atendimento no paciente, classificamos se a queimadura é de 1º, 2º ou 3º grau, ministramos medicação, e caso necessário, hidratamos, além de observar se há comprometimento de outros órgãos como, por exemplo, o pulmão”, explica.

O perfil de atendimento da UPA é voltado para adultos. A assistência para crianças é referenciada pelo Hospital Dom Malan.

A pediatra e pesquisadora do HDM, Fernanda Novaes, reforça ainda que os casos de queimadura em crianças devem ser previamente avaliados por um profissional da área médica. “Há indicação de lavar o ferimento com água corrente em temperatura ambiente ou gelada, cobrir superficialmente com tecido limpo e levar a vítima a uma unidade de saúde”, explica.

Pomadas ou substâncias que prejudiquem a avaliação médica devem ser evitadas. “Cada vítima será avaliada, medicada e encaminhada para acompanhamento ambulatorial ou especializado, conforme o caso. As bolhas não devem ser rompidas no primeiro momento, pois servem de proteção, evitam perdas líquidas e até desidratação, dependendo da gravidade”, pontua Novaes.

“Para evitar queimaduras durante a festa junina é necessário manter as crianças longe das chamas oriundas de fogueiras e fogos de artifício. Além disso, outros cuidados domésticos devem ser tomados na vida cotidiana, independente do período, como armazenar produtos químicos em local seguro, verificar sempre o estado das instalações elétricas e atenção durante o preparo de refeições no espaço da cozinha, principalmente perto do fogão”, complementa a médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina 122 anos: Confira as ruas que serão interditadas para desfile cívico

Algumas ruas e avenidas principais da área central de Petrolina serão interditadas nesta q…