Mapa da violência 2015 aponta redução de homicídios em Pernambuco

0

anuario

O mapa da violência 2015, divulgado na última quarta-feira (13), aponta redução de 33,4%do número de assassinatos no estado no período compreendido entre 2002 e 2012. Os dados revelam ainda que em 2012, Pernambuco é único na região nordeste a conseguir reduzir os números de pessoas assassinadas por algum tipo de arma de fogo.

O mapa é formulado com base nos dados do subsistema de informação sobre mortalidade – SIM, do ministério da saúde. O estudo mostra um ranking das 100 cidades, acima de 20 mil habitantes, com maior número de homicídios. Em 2013, o documento mostrava 15 municípios pernambucanos, já este ano, constam apenas quatro. De acordo com a pesquisa, estados como Ceará e Maranhão quadruplicaram o número de vítimas por armas de fogo entre 2002 e 2012.

Já no ranking de mortes por armas de fogo, o estado ocupava em 2002, a segunda maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Em 2012, o estado ficou na décima primeira posição. Um resultado melhor na redução deste tipo de crime em relação aos vizinhos alagoas e Paraíba, a estados grandes da região como Ceará e Bahia, além do Distrito Federal. Esta diminuição é atribuída ao programa pacto pela vida, implantado em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Outubro Rosa: Exposição fotográfica retrata mitos e verdades sobre câncer de mama em Petrolina

Quais os mitos e verdades que envolvem a prevenção e o tratamento do câncer de mama? Muita…