Mais de 100 mil pessoas são esperadas na Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos 2016 em Petrolina

0

festa

Fé, devoção e misericórdia são marcas da Festa da Padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos que esse ano traz o tema:  Rainha dos Anjos, porta da Misericórdia, intercedei por nós!

Desde 1863 extasiados por tão grande graça, os fiéis de Petrolina louvam e agradecem pela intercessão de “Maria de forma positiva a levar até Jesus os anseios, os pedidos do povo, pois ela recebeu o anúncio do anjo e foi escolhida para a missão e a festa de Rainha dos Anjos segue esse exemplo e aspecto de modelo para a caminhada”, ressalta o Bispo da Diocese de Petrolina Dom Manoel dos Reis de Farias.

Além de Dom Manoel, Padre Antonio Moreno, coordenador diocesano de pastoral, Padre Manoel Rodrigues e Paulo César, coordenador da festa, atenderam a imprensa e destacaram a realização da Novena Ampliada, iniciada na noite desta terça-feira, 05 de julho, que visitará várias paróquias e comunidades durante um mês. Além disso, os órgãos da imprensa presentes na coletiva puderam fazer questionamentos ao bispo e aos padres, sobre a presença de Maria na Igreja, o início da devoção à Rainha dos Anjos, a programação da novena e outras iniciativas da Igreja diocesana.

“Essa novena é importante para despertar nos fiéis esse amor de juntos celebrar o Cristo e principalmente ir em busca dos afastados, como diz Papa Francisco e precisamos trabalhar nas periferias e áreas ribeirinhas”, explica Padre Antônio Moreno, Coordenador Diocesano de Pastoral.

De hoje (6), até o dia 5 de agosto, a imagem de Rainha dos Anjos passará pelas localidades da Praça do Galo, Loteamento Eduardo, Hospital Dom Malan, Vila dos Ingás, Jardim Amazonas, Km 25, Nova Descoberta, Pedrinhas, Serrote do Urubú, Tapera, Caatinguinha, Agrovila Massangano, Bebedouro, São Gonçalo, Rio Claro, Jardim Petrópolis, Terras do Sul, Mandacaru, Monsenhor Bernardino e São José.

O coordenador da festa Paulo César reforça a importância da devoção à Padroeira em Petrolina que atinge gerações e conta que o evento celebrativo não vem de agora, quando Petrolina ainda nem sonhava em se tonar cidade.

“A festa de Rainha dos Anjos com a Novena Ampliada é uma ideia que surgiu há cinco anos uma inovação que vem de uma tradição de 1863. A nossa padroeira começou a ser padroeira do lugar chamado “Passagem do Juazeiro”, ou seja não se imaginava que hoje ela seria padroeira de Petrolina e em 1862 foi iniciada a obra da igreja concluída em 1906 porque faltava uma das torres. Depois a devoção não parou e rezando as pessoas chegam até o Pai, nosso Deus e sem Jesus nunca chegaremos ao Pai”, ressalta o coordenador.

Os recursos arrecadados na novena deste ano serão revertidos para a reforma da Igreja Matriz, que precisa de reparos, principalmente no telhado. Não há ainda uma previsão de custos, mas, por seu um templo histórico, a reforma precisará ser cuidadosa e demandará o esforço coletivo de toda a Diocese, salientou o bispo diocesano.

Durante a novena haverá quermesse com animação de artistas locais como Elisson Castro, Forró Chamego Manhoso, Pedro Duarte, entre outros.

A Programação da Completa da Novena Ampliada segue até o dia 5 de agosto onde haverá uma carreata da imagem peregrina de Rainha dos Anjos saindo às 19h da capela do Bairro São José, Zona Norte de Petrolina e segue até a igreja Matriz.

A partir disso, durante as nove noites, todos os dias haverá procissão da Matriz para a Catedral e celebração logo após com os noiteiros e homenageados.

A procissão acontece no dia 15 de agosto saindo às 17h da igreja Matriz. Mais de 100 mil pessoas são esperadas na festa desse ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com ampliação de horário, triplica número de animais recolhidos em Petrolina

Após ampliar o horário de recolhimento de animais de grande porte, em Petrolina, o Centro …