Luta contra o câncer: hábitos saudáveis ajudam a reduzir vários tipos de câncer

0

apamiDe acordo com a Nutricionista do Centro de Oncologia /Apami, Ariane Duarte, para uma ter qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis que devem ser regulares, parte do dia-a-dia de cada pessoa. A adoção destes hábitos tem por objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida, e por fim, também prevenindo o câncer.

Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gordura e níveis calóricos como hambúrguer, batata frita, bacon; está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto. “Possivelmente porque, sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal”, afirma a nutricionista Ariane.

Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a doença, além de problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes. Para isso, mudanças são fundamentais e necessárias para a manutenção da saúde e bem estar, veja as dicas da nutricionista:

– Manter o peso adequado adotando uma alimentação saudável, previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida.

– Ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais integrais que contêm vitaminas, fibras e outros compostos, auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência;

– Reduzir o consumo de alimentos embutidos e enlatados assim como alimentos ricos em gordura saturada;

– Beber bastante água, de 6 a 8 copos por dia (em média 2 a 3 litros).

– Praticar regularmente atividades físicas; atividades ao ar livre e contato com a natureza;

– Fazer uso de protetor solar;

– Não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas);

– Buscar se envolver em atividades sociais prazerosas e construtivas;

– Controlar e, na medida do possível, evitar o estresse;

– Valorizar a convivência social positiva;

– Estimular o cérebro com atividades intelectuais (leitura, teatro, etc);

“Viver em harmonia e feliz, pois o resultado de todo esforço para atingir o bem estar diário é o que chamamos de felicidade. A felicidade não é simplesmente uma meta e sim o caminho que nos leva até ela”, concluiu a nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Três pessoas ficam feridas em acidente automobilístico na ponte Presidente Dutra

Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 3h, um acidente automobilístico deixou…