Lucas Ramos discute situação da escola de aplicação da UPE por Edenevaldo Alves Postado em 16 de maio de 2018 A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), promoveu na manhã desta terça-feira (15) uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura para debater melhorias a serem implantadas na Escola de Aplicação da Universidade de Pernambuco. O encontro reuniu pais de alunos, estudantes, representantes da UPE e do Poder Executivo Estadual. O deputado Lucas Ramos mostrou disposição em atuar ao lado da comunidade escolar e das secretarias estaduais de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação em busca de melhorias para a Escola. “Criaremos um grupo de trabalho que envolverá todos os agentes ligados à unidade de ensino para promover alterações no estatuto da universidade e criar a estrutura organizacional da Escola de Aplicação”, afirmou. “Estaremos caminhando juntos pelo fortalecimento das unidades instaladas na capital, Zona da Mata, Agreste e Sertão”, disse. Apesar de ligada à UPE, a escola não está inserida em seu organograma. Esta relação foi abordada durante a audiência. “Em outras universidades públicas estaduais, as escolas de aplicação são vinculadas. Vamos buscar o mesmo tratamento para garantir mais avanços”, declarou a advogada Carla Queiroz, mãe de dois alunos. “Precisamos tornar o elo entre as instituições mais firme para que seja possível a destinação de recursos, como as emendas parlamentares, voltados aos investimentos em infraestrutura”, afirmou Lucas Ramos. “Percebemos uma enorme disposição dos pais e dos alunos em melhorar a qualidade do ensino. É hora de agirmos em parceria para que os estudantes continuem nos orgulhando com mais conquistas”, salientou o parlamentar. Fundada em 1984, a Escola de Aplicação da UPE possui unidades no Recife, Petrolina, Nazaré da Mata e Garanhuns com turmas do ensino Fundamental e Médio. Ocupa uma posição de destaque no sistema educacional do Estado alcançando resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEPE) e conquistando prêmios em olimpíadas nacionais do conhecimento. O acesso é feito por meio de exame seletivo para ingresso no 6º ano (antiga 5ª série).