Lançada em Juazeiro Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

0

Trabalho Infantil

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Gerencia de Proteção Especial, lançou a Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, às 9h, no Mercado do Produtor de Juazeiro.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. O objetivo da campanha é sensibilizar e buscar o apoio de empresas, instituições e da sociedade em geral de Juazeiro para esta realidade que acontece no município, no Brasil e em vários outros países. Pode ser considerado trabalho infantil, toda forma de trabalho, remunerado ou não, praticado por crianças e adolescentes abaixo da idade legal permitida para essa atividade, 16 anos. Já ficou comprovado que meninos e meninas que entram na situação de trabalho ainda crianças, podem desenvolver problemas físicos, psicológicos e intelectuais.

Este ano, a campanha tem como tema “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade” e como símbolo o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), que é o ícone da luta contra o trabalho infantil e da união dos cinco continentes. Representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil. É também um elemento lúdico e de alegria, que deve estar sempre presente na vida das crianças.

“Às vezes, é um vizinho que não quer se envolver, não quer ter trabalho, e aí não denuncia. E ele acaba permitindo que essa criança trabalhe ilegalmente. Precisamos do apoio de toda a população e da imprensa regional nesta Campanha no Combate ao Trabalho Infantil. Vamos cuidar mais das crianças do nosso município”, solicitou a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho.

De acordo com a gerente de Proteção Especial Social da SEDIS, Fátima Carvalho, a equipe de abordagem social, juntamente com os educadores e orientadores sociais do CREAS e equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS irão realizar ações nos bairros, no Centro da cidade e nos distritos até 30 de junho. Ela informou que a equipe da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) esta apoiando a campanha, e vai trabalhar o tema nas Escolas Municipais.

As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, suas entidades membros e a Prefeitura de Juazeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Matrículas de convocados no 10º Remanejamento do Sisu 2017 serão realizadas nesta quinta-feira (23)

Será realizada nesta quinta-feira (23), as matrículas dos candidatos convocados no 10º Rem…