IV Festival Internacional da Sanfona promove oficinas gratuitas

Festival da sanfona

A programação do IV Festival Internacional da Sanfona que acontecerá de 13 a 16 de julho deste ano, traz oficina de acordeom do professor instrumentista paraibano, Edglei Miguel, para músicos iniciantes e até os mais experientes que desejam aprimorar suas técnicas de improvisação, harmonia e fole.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br) até 12 de julho.  As oficinas tem limite de 40 vagas e as aulas acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), das 9h às 12h, e são baseadas no curso ‘A Sanfonada’, ministrado por Edglei Miguel na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que proporciona uma evolução rápida em curto espaço de tempo, com a obtenção de excelentes resultados.

Durante os três dias serão abordados temas relacionados à correção da postura, fortalecimento dos dedos e, o mais importante, a correção de vícios adquiridos; além de técnicas que permitem o estudo da harmonia de forma bem prática, usando exercícios pouco conhecidos. Edglei Miguel começou a tocar sanfona aos sete anos de idade, quando compôs o quadro de músicos da Orquestra Sanfônica de seu estado. Com estilo e ritmo próprios, do Forró ao Jazz, o sanfoneiro trabalhou ao lado de grandes nomes como Marinês e Jorge de Altinho.

O sanfoneiro professor ainda se apresentará no palco principal do evento, na Orla Nova de Juazeiro, e dessa vez ao lado de outros grandes instrumentistas nacionais e internacionais, a exemplo de Chico Chagas, Mestrinho, Targino Gondim (curador do evento), Oswaldinho, Renato Borghetti e o Quinteto Sanfônico da Bahia, que juntos ao americano Murl Sanders e a australiana Cathie Travers tocarão sucessos que vão de Pixinguinha, Mestre Sivuca, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Dominguinhos até as melodias de Vivaldi, Tom Jobim e Piazzolla.

Para o amante do acordeom, seja iniciante ou mais experiente, que deseja participar das oficinas, Edglei Miguel também dá um conselho. “Você tem que se doar para o instrumento, para que ele ‘se doe’ a você”, diz ele ao referir-se à dedicação que a sanfona exige de quem deseja o aperfeiçoamento.

O Festival Internacional da Sanfona é uma homenagem ao instrumento que já é um dos símbolos nordestinos. Com estimativa de reunir um publico de 50 mil pessoas nos quatro dias desta edição, o evento inclui ainda workshops, shows, concertos, jam sessions e exposição. O Festival é uma realização da Toca pra Nós Dois em parceria com a Conspiradoria Projetos e Produções e tem o patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura (Minc), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Meu Deus, meu Deus Por que me abandonastes? Meu Deus, meu Deus Por que me abandonastes? Ri…