Inverno será menos chuvoso em Pernambuco

A previsão de chuva para todo o Estado neste inverno, que começa nesta quarta-feira (21), é de até 20% abaixo da média histórica. A informação, baseada nos modelos meteorológicos de instituições como a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), leva em conta o que é esperado para o trimestre (maio a julho).

 Julho é considerado o mês mais chuvoso no Estado e é quando as chamadas Ondas de Leste atuam com mais rigor.

Esse sistema, esperado para a época, é responsável por arrastar as nuvens sobre o Atlântico, que tendem a ficar mais carregadas por conta do aquecimento das águas do oceano.

De acordo com o chefe de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira, as Ondas de Leste poderão favorecer chuvas que ultrapassem os 100 milímetros em um único dia, distribuídas ao longo do período. “Ou seja, não vai ocasionar transtornos, se comparado com esse mesmo volume em duas horas, por exemplo. É mais difícil acontecer dessa forma”, afirma. Ainda que esse sistema favoreça fortes chuvas, a situação das barragens deverá permanecer a mesma. Segundo Oliveira, não é a intensidade das precipitações em determinadas épocas do ano que reverterá os problemas hídricos do Estado. “Teríamos que ter vários invernos rigorosos consecutivos para reverter o que perdemos desde 2002, quando entramos num quadro rigoroso de seca”, explica.

Neste ano, as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade. “Mas, até agora, não temos a confirmação de que ele atuará em Pernambuco, inclusive, no próximo ano também. Sempre cruzamos os nossos dados com os do Inmet e Cemaden e se verifica que a temperatura do oceano está normal. Pelo menos, por enquanto”, adianta, reforçando que o acompanhamento está sendo feito diariamente para, caso necessário, avisos de alerta sejam emitidos às Defesas Civis dos municípios.

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …