Infectologista diz que 60% dos homens tem HPV e defende vacinação em meninos

0

vacinashpv

A crescente incidência de doenças causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) em homens indica a necessidade de vacinação nos meninos. De acordo com o infectologista Edson Moreira, cerca de 60% da população masculina adulta está contaminada pelo vírus, no entanto, o HPV tende a desenvolver doenças graves com mais frequência em mulheres.

Entre o sexo feminino, de acordo com Agência Brasil, a estimativa do infectologista é que 10% das adultas apresentem o vírus. “Isso sugere também que os homens funcionam como um reservatório, uma fonte de transmissão para as mulheres”, sugeriu. Entre as doenças causadas pelo HPV nos homens, o médico lista câncer do canal anal e o de oro-faringe (boca e garganta). Moreira lembrou que ainda não existe algum tipo de triagem para detectar tais doenças nos homens, portanto, a única alternativa de proteção é a vacinação. “Estudos de custo efetividade mostram que também vale a pena vacinar meninos, não só pela proteção às doenças do sexo masculino.

Quando vacinamos meninos, a gente protege também as meninas”, disse, se referindo à aprovação da vacina contra HPV masculina no Brasil – desde 2011. O estudo do médico se baseia em estudo com 3,6 mil homens de todos os continentes, que avaliou o desempenho da vacina contnra HPV. Metade dos participantes da pesquisa não recebeu o medicamento, apenas um placebo simulando a imunização. Segundo ele, a partir daí foi possível observar o comportamento da infecção nos homens. (Fonte: IG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina ganhará mais um restaurante popular no valor de R$ 1,5 milhão; Processo de construção deve começar em outubro

Petrolina (PE) ganhará mais um restaurante popular para a oferta de comida barata e de qua…