Imprensa, Movimentos Sociais e Contemplados do Minha Casa Minha Vida foram barrados na inauguração do Programa em Juazeiro

casa2

Uma desorganização. Assim podemos classificar a solenidade da entrega de mais de 1.000 residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, do bairro Itaberaba em Juazeiro nesta sexta, (14). Milhares de moradores que ganharam suas casas, movimentos sociais e a imensa local foram barrados através de uma grade de proteção montada por policiais, afim de que os protestos contra a Dilma Rousseff não chegassem a vista da presidente.

Um tumulto começou logo às 8 da manhã, quando movimentos sindicais que estão em greve a exemplo dos servidores do INSS, Universidade Federal do Vale do São Francisco e IF- Sertão Pernambucano movidos por cartazes e faixas entoaram gritos contrários ao Governo Federal como : ‘Fora Dilma’ e ‘Não a Corrupção’.

Quem chegou mais cedo à inauguração das casas teve a oportunidade de acompanhar o discurso da presidente, mas quem compareceu ao local chegando atrasado pôde observar e sentir de perto o empurra-empurra e a confusão que foi formada.

casa1Uma corrente formada por policiais com escudos na mão também impediram o acesso dos manifestantes, daqueles que ganharam suas casas e a imprensa local que por um sufoco teve que aturar e sentir na pele ‘spray de pimenta’, que segundo a polícia era necessária tal atitude para tentar controlar as pessoas que queriam de alguma forma participar do evento e o medo das autoridades do tumulto e confusão que poderia ter ocorrido entorno de Dilma.

Ainda no final da solenidade, os contemplados do Programa tiveram casa3que passar mais de 4 horas sem saber de nenhuma explicação de quando seria feita a entrega das chaves das casas. Muitos ficavam transitando de um lado para o outro sem saber o que fazer, uma perca de tempo apenas para ver o discurso de Dilma, e outros como revelamos agora a pouco, nem tiveram a oportunidade de ver a cor da roupa da presidente.

casa4No final das contas uma longa fila se formou debaixo de sol quente, com pessoas passando mal e chorando e sentadas no chão, porque só aí foi quando os populares foram informados de que apenas nesta sexta-feira (14) seriam distribuídas as chaves dos blocos de 1 a 30, em um total de 184 blocos. Alguns saíram alegres e contentes porque agora têm a oportunidade de ter uma moradia, outros voltaram para casa com a certeza de um evento totalmente desorganizado.

1 Comentário

  1. Grevistas Univasf

    14 de agosto de 2015 em 19:35

    Prezados, boa noite

    Convido os leitores deste blog a lerem o documento que resume boa parte da pauta de reivindicações dos professores da UNIVASF. Nossa luta vai além da questão remuneratória. Para maiores detalhes, peço que acessem o arquivo a seguir.

    Ofício da Seção Sindical dos Docentes da UNIVASF, elaborada pelo comando de Greve Docente, que foi entregue à assessoria da Presidente Dilma Rousseff (link para o arquivo): https://www.dropbox.com/s/hwwtrba42hhsz62/carta_Dilma_em_Jua_SINDUNIVASF.pdf?dl=0

    Aproveitamos a oportunidade para repudiar a falsa notícia que vem circulando em alguns blogs onde, erroneamente, é dito que servidores em greve (da UNIVASF, INSS e IF Sertão Pernambucano) teriam empunhado faixas e cartazes pedindo o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. As reivindicações globais dos servidores públicos federais são aquelas de trabalhadores que buscam melhores condições de trabalho e carreira e, em nada, se confundem com qualquer manifestação de cunho golpista ou pró-impeachment. Em tempo, reiteramos o respeito ao Estado Democrático de Direito e o repúdio a toda e qualquer forma de manifestação não democrática.

    Comando de Greve Docente da UNIVASF

Veja também

Polícia prende membros de facção criminosa envolvidos em homicídios e tráfico de drogas em Juazeiro (BA) e região

A Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Policiamento Especializad…