IMIP não assumirá mais gestão do Hospital Regional de Juazeiro

0

imip

A gestão IMIP/Hospital Regional de Juazeiro enviou nota para esclarecer o motivo de não comandar mais a unidade hospitalar. De acordo com  a gestão o“descompromisso” da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), não tem “acompanhado o crescimento dos atendimentos e das cirurgias realizadas, fazendo com que o Hospital começasse a operar com um déficit financeiro mensal”, deixando um “ desequilíbrio superior a R$ 11 milhões”,

Confira:

Nota sobre a saída do Imip do Hospital Regional de Juazeiro.

Desde 2009, a população da região do Vale do Médio São Francisco vem sendo beneficiada com a ampliação da quantidade e qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Imip no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). São evidências dessas melhorias:

  1. a) A extinção das filas de cirurgias eletivas em Cirurgia Geral, Proctologia e Cirurgia Pediátrica;
  2. b) A ampliação da oferta de Cirurgia Vascular de Alta Complexidade;
  3. c) O aumento de 314 cirurgias para 1.592, em 2014;
  4. d) O aumento de 3.107 internamentos para 4.257, em 2014;
  5. e) A aprovação de novos Programas de Residência, passando a ser o Hospital que mais oferece cursos em todo interior da Bahia.

A partir de 2012, o valor do repasse financeiro, pago pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), não acompanhou o crescimento dos atendimentos e das cirurgias realizadas, fazendo com que o hospital começasse a operar com um déficit financeiro mensal.

Esse desequilíbrio vem se acumulando desde então, totalizando hoje um valor superior a R$ 11 milhões (onze milhões de reais), comprometendo o abastecimento de medicamentos e de alimentos, além do pagamento a funcionários, médicos e outros prestadores de serviço.

Para não colocar em risco a vida dos nossos pacientes, e pela inviabilidade de manter o pleno funcionamento do Hospital, oferecendo um atendimento de qualidade ao usuário SUS, o Imip, lamentavelmente, se viu obrigado a devolver a gestão do HRJ ao Governo do Estado da Bahia.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) ratifica o compromisso em garantir a prestação de serviços de qualidade para a população até o dia 31 de maio, como tem realizado nos últimos 6 anos.

HRJ/Ascom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia apreende quatro adolescentes com drogas no Residencial Juazeiro II

Por volta das 21h desta segunda-feira (21), Policiais Militares da 75ª Companhia Independe…