Hospital Veterinário da Univasf está aberto para prestação de serviços à comunidade

0

animal

O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), está aberto à comunidade externa para atendimentos clínicos e cirúrgicos a cães e gatos. Os atendimentos à comunidade passaram a ser ofertados em 2013 e foram progressivamente aumentando. Em 2013, foram realizados 120 atendimentos clínicos e cirúrgicos e 513 exames. No ano passado, foram aproximadamente 580 atendimentos e 1,9 mil exames complementares. A partir deste ano, a meta do hospital, que funciona desde 2010 como local de apoio às aulas práticas de graduação do curso de Medicina Veterinária e posteriormente aos cursos de pós-graduação da Univasf, é ampliar o número de animais atendidos.

Neste primeiro trimestre, o hospital realizou 811 exames e 200 atendimentos, dos quais 120 casos de animais nunca atendidos anteriormente. De acordo com a diretora do Hospital Veterinário da Univasf, Regina Queiroz, o HVU é um ponto de saúde que já é referência na região. “Temos feito um serviço diferenciado, por meio de médicos veterinários especializados, apoio dos docentes de diferentes áreas e, por ser um hospital universitário, contamos ainda com uma ótima qualidade de equipamentos”, ressalta.

O HVU conta com uma equipe formada por duas médicas veterinárias, quatro estagiários e seis técnicos, entre eles: um farmacêutico, uma técnica de laboratório clínico, um técnico de patologia, dois técnicos de radiologia e uma técnica administrativa. A estrutura do hospital corresponde a cinco ambulatórios, três salas de internação clínica, uma sala de internação cirúrgica, uma sala de técnica cirúrgica e três centros cirúrgicos. São realizados exames de radiologia, raios-x de revelação digital, ultrassons, eletrocardiogramas computadorizados, além dos exames laboratoriais, que servem de apoio ao diagnóstico.

As consultas são realizadas em horário comercial e devem ser agendadas no Hospital Veterinário, por meio do telefone: 2101-4848. Assim como acontece com outros hospitais veterinários universitários, o HVU da Univasf não conta com recursos específicos para prestação de atendimentos gratuitos à comunidade. Por este motivo, os atendimentos são realizados mediante o pagamento de taxas pelas consultas e procedimentos. O pagamento é realizado via GRU. A tabela com os valores de consultas e exames mais simples está disponível abaixo.

No momento, a unidade concentra seu atendimento em cães e gatos, mas segundo a diretora, no futuro, o HVU também passará a atender animais de grande porte. Para isto, é necessária a construção de um prédio próprio para o atendimento clínico e cirúrgico e a internação de animais de grande porte. Regina esclarece que ainda não há previsão de quando esse serviço será iniciado, mas informa que o projeto arquitetônico da nova unidade já está pronto. (Aacom Univasf).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começa neste sábado (23) em Juazeiro

A partir de amanhã (23), começa a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para a vacinaçã…