Floresta promove 2ª Semana da Inclusão com capacitações gratuitas

0

Será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, a 2ª Semana de Inclusão, com a temática vivenciado as diferenças no campus Floresta do IF Sertão-PE. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas e a programação é aberta ao público. Essa segunda edição possui dois objetivos principais, proporcionar aos estudantes, servidores do campus, e sociedade florestana a oportunidade de compreender e refletir a realidade do mundo das pessoas com deficiência; e oferecer uma capacitação aos profissionais de ensino do município, e alunos de licenciatura em Química e Gestão da Tecnologia da Informação para melhor trabalhar com o público com deficiência.

A mesa redonda ‘Vivenciando as Diferenças’ abrirá do evento no dia 21, às 19h, no auditório do campus Floresta, com a participação de Aline Ferreira Lima, Coordenadora na Secretaria Municipal Especial; Ruben Sabin de Lima Jr., Professor da Escola Emanoel Colégio e Curso; e Joaquina Maria de Souza, Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Major João Novaes, para promover um diálogo a respeito dos alunos especiais em Floresta e qualificação profissional dos professores para atendimento deles; e experiências e metodologias no ensino ao aluno com necessidades específicas.

O Cine Inclusão será uma das atrações do segundo dia do evento, o qual contará com 4 sessões de exibição cinematográfica sobre duas temáticas inclusivas, autismo e Síndrome de Asperger. O Cine Inclusão sobre Síndrome de Asperger ocorrerá às 7h30, e às 13h, no auditório do campus, com exibição de um curta-metragem de animação baseado numa história real de uma menina australiana de 8 anos e um novaiorquino de 44 anos que viraram amigos trocando cartas, o curta-metragem mostra de forma didática e leve a dificuldade de entendimento da pessoa portadora da Síndrome de Asperger em compreender o mundo em que vivemos e suas resoluções sociais.

A temática do autismo será trabalhada no Cine Inclusão com exibições cinematográficas às 10h45, e às 16h15, também no auditório do campus, com exibição de um curta-metragem contando a história de um jovem com autismo e como ele vivencia as diversas mudanças e desafios da adolescência.

A Semana da Inclusão contará ainda com minicursos gratuitos. Serão 50 vagas para o minicurso de Libras Básico, sendo 25 para a turma I, no dia 22 de agosto, às 15h; e outras 25 vagas para a turma II, no dia 22 de agosto, às 19h. As aulas serão na sala de EAD do Campus Floresta e as inscrições serão realizadas no momento dos minicursos.

Para o minicurso de Ábaco, que abordará as metodologias de utilização da ferramenta, e educação inclusiva, serão disponibilizadas 40 vagas. O evento ocorre às 19h ,no auditório, com inscrições no local.

No dia 23 de agosto, das 9h às 19h, o auditório do campus Floresta do IF Sertão-PE se transformará numa sala sensorial. De olhos vendados os participantes entrarão na sala para interagir com os objetos disponibilizados sem utilizar o sentido da visão. O desafio será vivenciar a experiência das pessoas que não possuem a visão e tentar reconhecer os objetos por meio dos demais sentidos: tato, audição, olfato e paladar.

Ainda no dia 23 os alunos do Programa de Iniciação à Docência, PIBID, realizarão no hall do campus Floresta, das 9h às 17h, uma apresentação com metodologias de ensino voltadas às pessoas com deficiência. E às 18h o evento será encerrado no pátio do campus com apresentações musicais dos alunos do IF Sertão-PE.

Alunos, professores e profissionais da área da educação da cidade estão convidados para vivenciarem as experiências da semana da Inclusão, se capacitar, e juntos promover a educação inclusiva no município. Todos os eventos são gratuitos.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Governo desbloqueia R$ 12,8 bilhões do Orçamento

O aumento da meta de déficit fiscal permitiu ao governo liberar R$ 12,8 bilhões do Orçamen…